NORDESTE EM MANCHETE: PMDB, aliado do PT no governo federal, pode apoiar candidatura de Eduardo Campos no Piauí
Direção nacional peemedebista já comunicou aos petistas em Brasília que em Pernambuco a situação se repetirá
(Brasília-DF, 17/10/213) - A direção nacional do PMDB comunicou ao PT, em Brasília, que no Piauí e em Pernambuco o partido votará em Eduardo Campos (PSB) para presidente. A informação foi publicada ontem, 16, no blog do jornalista Ricardo Noblat, e causou alvoroço no PMDB do Piauí. A informação está na capa do jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina, edição desta quinta-feira ,17.
“Ao se referir que o Brasil não é um país sério, já que partidos empenhados em eleger o mesmo candidato a presidente da República terminam sendo adversários na hora de eleger governadores, deputados federais e estaduais, o jornalista citou o Piauí e Pernambuco como exemplo, informando que o partido não vai votar na presidenta Dilma Rousseff (PT), e sim no governador Eduardo Campos, informa a matéria publicada pelo DP.
Segundo ainda o jornal piauiense, o governador de Pernambuco teve sua pré-candidatura praticamente lançada pela “oposição” após a adesão da ex-senadora Marina Silva, que não conseguiu viabilizar a criação da Rede Sustentabilidade até o prazo fixado por lei para concorrer às eleições de 2014, e se filiou ao PSB de Eduardo Campos.
De acordo com o comentário de Noblat, o presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), já avisou à direção nacional do PT da situação nos dois estados. Para Noblat, o que está na raiz das alianças partidárias nada tem a ver com ideologia, princípios, valores, o bem-estar da população. “Montam-se alianças pensando acima de tudo no tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão”, afirmou sem seu blog.
Apoio do PSD
O pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, também é destaque no jornal O Dia, de Teresina. O motivo da matéria é o possível apoio do PSD ao governador de Pernambuco.
Autor da proposta para a concessão de título de cidadania piauiense ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o deputado Antônio Félix dá demonstrações de que o diretório estadual do seu partido, o PSD, está mais inclinado a apoiar a candidatura do governador pernambucano à Presidência da República, embora Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, já tenha praticamente batido o martelo para assegurar o esteio da sigla à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Antigo aliado do PSDB, Félix tem declarado abertamente que prefere apoiar Eduardo Campos, que governa um Estado nordestino, em vez de levantar a bandeira do senador Aécio Neves (PSDB) ou da presidenta Dilma, ambos de Minas Gerais. “Dentre os três principais pré-candidatos postos, qual é o que mais fala a linguagem dos nordestinos? Dilma, Aécio ou Eduardo Campos? Claro que é o Eduardo”, sentencia Antônio Félix.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)