Piauí

NORDESTE EM MANCHETE: Presidente do PT no Piauí diz que seu partido só entrega cargos no governo se o PMDB também deixar a administração estadual

Deputado estadual Fábio Novo cobra a saída dos peemedebistas e também de indicados pelo PCdoB e PDT

Publicado em
89141d526c02cc2ec31508c79825eacf.jpg

(Brasília – DF, 16 /10/2013)  Para entregar os cargos que ocupa no governo do Estado, o PT do Piauí impõe uma condição: que o PMDB também faça a mesma coisa. A declaração partiu do presidente petista, deputado estadual Fábio Novo. A informação está na coluna de Pedro Alcântara, publicada nesta quarta-feira ,16, pelo jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina.

"Por que essa preocupação só com o PT? E os outros? Pois nós só vamos entregar se todos, o PCdoB, o PDT e, principalmente o PMDB, cujo vice-presidente da República é desse partido. Nós somos parte da mesma coligação que elegeu o governador Wilson Martins e não temos motivo para sair, pelo menos agora", disse Novo, de acordo com o jornalista.

Interrogado sobre esse posicionamento do presidente petista, o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, respondeu com um sorriso irônico: "ora, nós vamos é assumir o governo, como é que temos de entregar cargos!".

A polêmica sobre a entrega de cargos pelo PT nos Estados comandados pelo PSB se arrasta desde que o partido liderado pro Eduardo Campos rompeu com o PT e entregou os cargos que detinha em nível nacional. Aqui, nem o governador pediu, nem o PT entregou.

Racha

Em Pernambuco, o PT rachou e só entregou metade dos cargos. A ala liderada pelo senador Humberto Costa  e pelo deputado João Costa rompeu com o governador de Eduardo Campos, entregando os 25 cargos que tinha na administração estadual, incluindo duas secretarias. A outra banda continua grudada na cadeira.

(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)