NORDESTE EM MANCHETE: TRE-PI julgará mais uma ação contra o governador Wilson Martins nesta terça-feira
Julgamento seria hoje, mas foi adiado. Ele e seu vice são acusados de fazerem propaganda eleitoral ilegal durante a campanha da reeleição
(Brasília, 14/10/2013) O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai julgar somente amanhã, 15, ação contra o governador do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB). Os jornais de Teresina (Diário do Povo do Piauí e o Dia) informaram na edição desta segunda-feira , 14, que o julgamento aconteceria hoje, mas foi adiado agora há pouco. O gestor e o seu vice, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB), são acusados de terem colocado placas de propaganda de obras do governo durante a última campanha eleitoral em 2010, onde Wilson Martins foi reeleito.
A representação é movida pela coligação "A Força do Povo", encabeçada pelo PSDB, que tinha como candidato na época o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. A coligação pede a aplicação de multa e a cassação do diploma dos gestores. A advogada dos tucanos, Geórgia Ferreira Martins Nunes, esclarece que esta é a última ação deste tipo que faltava ser apreciada pela corte do tribunal. "Ele (governador) já foi julgado em outras cinco e foi condenado a pagar multa em três", explica.
Segundo a advogada, o governador anexou placas de obras em municípios no período proibido pela legislação eleitoral. Geórgia Nunes afirma que Wilson Martins foi condenado a pagar multa em três dos processos e que eles correm agora no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que a defesa do governador recorreu da decisão dos magistrados do TRE.
Geórgia Nunes ressalta que três processos movidos pelo PSDB contra o governador ainda faltam ser julgados. Em todos, o partido pede a cassação do diploma do gestor. Tramitam no Tribunal uma representação, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)