Maranhão

NORDESTE EM MANCHETE: PV ganha eleição para a prefeitura da cidade de Boa Vista do Gurupi

Partido, controlado pela família Sarney, elegeu Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira, mulher do prefeito que registro de candidatura cassado

Publicado em
81f07203bde91f9964fb3294e55c8827.jpg

(Brasília – DF, 07/10/2013) O Partido Verde (PV), controlado no Maranhão pela família Sarney, venceu a eleição suplementar realizada neste domingo, 6, no município de Boa Vista do Gurupi, na divisa com o Pará. Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira foi eleita com 1.972 votos, o que representa 52,38% dos votos válidos. O segundo colocado foi Antônio Batista, do PSDB, que obteve 1.793 votos (47,62% da votação).

A eleição suplementar em Boa Vista do Gurupi é destaque nos principais jornais de São Luís (MA), edição desta segunda-feira ,7. Dilcilene faz parte da coligação “Gurupi para todos”, que conta, ainda, com PMDB, PTdoB, PSL e PR. Ela é esposa do prefeito eleito em outubro do ano passado, Valmy de Oliveira, que teve o registro de candidatura cassado.

Boa Vista do Gurupi foi administrada durante dez meses pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL).

Dos 4.686 eleitores aptos a votar, 3.825 compareceram (81,63%). “Durante todo o dia, eu e o desembargador Froz Sobrinho (corregedor) mantivemos contato com os juízes Paulo Teles e Neris Ferreira e ambos não nos relataram nenhum incidente”, comemorou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE-MA, de acordo com o site G1/Maranhão.

Trabalho escravo

 O Maranhão é o Estado que mais envia trabalhadores escravos para as demais unidades da federação. O assunto foi destaque no jornal O Imparcial. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT),  entre 1995 a 2011, foram resgatadas 41,6 mil pessoas. Desses, a organização não governamental (ONG) Repórter Brasil estima que 28,31% são maranhenses.

A governadora Roseana Sarney vetou projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que pune as empresas que usam o trabalho escravo.

(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)