NORDESTE EM MANCHETE: PV ganha eleição para a prefeitura da cidade de Boa Vista do Gurupi
Partido, controlado pela família Sarney, elegeu Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira, mulher do prefeito que registro de candidatura cassado
(Brasília – DF, 07/10/2013) O Partido Verde (PV), controlado no Maranhão pela família Sarney, venceu a eleição suplementar realizada neste domingo, 6, no município de Boa Vista do Gurupi, na divisa com o Pará. Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira foi eleita com 1.972 votos, o que representa 52,38% dos votos válidos. O segundo colocado foi Antônio Batista, do PSDB, que obteve 1.793 votos (47,62% da votação).
A eleição suplementar em Boa Vista do Gurupi é destaque nos principais jornais de São Luís (MA), edição desta segunda-feira ,7. Dilcilene faz parte da coligação “Gurupi para todos”, que conta, ainda, com PMDB, PTdoB, PSL e PR. Ela é esposa do prefeito eleito em outubro do ano passado, Valmy de Oliveira, que teve o registro de candidatura cassado.
Boa Vista do Gurupi foi administrada durante dez meses pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL).
Dos 4.686 eleitores aptos a votar, 3.825 compareceram (81,63%). “Durante todo o dia, eu e o desembargador Froz Sobrinho (corregedor) mantivemos contato com os juízes Paulo Teles e Neris Ferreira e ambos não nos relataram nenhum incidente”, comemorou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE-MA, de acordo com o site G1/Maranhão.
Trabalho escravo
O Maranhão é o Estado que mais envia trabalhadores escravos para as demais unidades da federação. O assunto foi destaque no jornal O Imparcial. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre 1995 a 2011, foram resgatadas 41,6 mil pessoas. Desses, a organização não governamental (ONG) Repórter Brasil estima que 28,31% são maranhenses.
A governadora Roseana Sarney vetou projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que pune as empresas que usam o trabalho escravo.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)