NORDESTE EM MANCHETE: Vagões do VLT continuam amontoados nas ruas de São Luís
Instalação foi obra do ex-prefeito João Castelo (PSDB) na tentativa de se reeleger
(Brasília - DF, 1º/10/2013) Na tentativa de se reeleger à prefeitura de São Luís, o ex-prefeito João Castelo (PSDB) ensaiou a instalação de um ramal do VLT, Veículos Leve sobre Trilhos, para melhorar o transporte público na capital maranhense. O projeto não foi adiante e os vagões continuam na Praia Grande, sem nenhuma utilidade. No ano passado, durante a campanha política, a prefeitura ainda chegou a fazer uma exibição de como o VLT funcionaria. Não passou disso.
O jornal O Estado do Maranhão, na edição desta terça-feira, 1º, lembra que em maio deste ano o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, anunciou que seriam retirados os vagões, mas eles continuam ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande.
Passados quatro meses, os equipamentos continuam no local, sendo alvo da ação de vândalos e provocando indignação de usuários do sistema de transporte coletivo de São Luís. Segundo a Prefeitura, o VLT será desmontado neste mês, porém ainda não há data definida para que isso aconteça.
O VLT foi adquirido no fim da gestão do ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), às vésperas das eleições municipais do ano passado. No dia 5 de setembro, o veículo completou um ano de instalação nos fundos do Terminal de Integração da Praia Grande.
Maranhão no exterior
A coluna de John Cutrim, do Jornal Pequeno, informa que o presidente da Embratur, Flávio Dino proferirá, na próxima sexta-feira (4), palestra na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) sobre as diversas ações da entidade em favor da promoção do Maranhão no exterior. A matéria também está publicada no site do periódico.
Segundo o colunista, a divulgação no exterior das belezas naturais e da riqueza cultural do Maranhão e outros estados do Nordeste brasileiro ganhou reforço por parte da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O órgão tem estimulado os investimentos nessa área, visando intensificar o fluxo turístico para a região e, consequentemente, ampliar a economia da região.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)