NORDESTE EM MANCHETE: Cabos eleitorais de Dilma receberam "por fora" no Piauí, denuncia Folha de S. Paulo
Eles apareceram como voluntários na prestação de contas da então candidata à Presidência da República em 2010
(Brasília –DF, 30/09/2013) Cabos eleitorais que aparecem como voluntários na prestação de contas da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2010, contaram que na verdade foram pagos para realizar o trabalho no Piauí. A denúncia é da Folha de São Paulo.
Ao jornal Diário do Povo, de Teresina (PI), as pessoas que trabalharam pela então candidata disseram que receberam pagamento de R$ 300 pela tarefa. A Executiva Estadual do PT no Piauí negou esse tipo de contrato entre o partido e os cabos eleitorais.
O motoboy Fernando Araújo Matos, 23 anos, residente em Teresina, disse que recebeu por trabalhar na campanha da atual Presidente da República. Ele aparece na prestação de contas de campanha do PT como sendo um voluntário. “Efetuar pagamentos de campanha e não declarar é crime de caixa dois”, informa o jornal O Dia, de Teresina (PI).
O site Portal Az, de Teresina, também repercute essa denúncia de que os cabos eleitorais de Dilma Rousseff não realizaram um trabalho voluntário no Piauí. “A Folha localizou 12 pessoas em Mato Grosso e no Piauí que dizem nunca ter atuado de graça, apesar de serem tratadas como prestadores de serviço sem remuneração nos papéis entregues pela campanha ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, informa outro site do Piauí, o Cidade Verde.
Investimentos no Estado
O jornal Meio Norte, também de Teresina, informa que o Piauí receberá investimentos de R$ 361 milhões com base no Orçamento Geral da União, em 2014. Segundo o Diário do Povo, esse valor corresponde a apenas 0,6% dos investimentos previstos para o período.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)