31 de julho de 2025

Maranhão. Poluição de Porto da Alumar é destacado em relatório de deputado estadual.

A Política Real teve acesso.

Publicado em
( Brasília-DF, 25/09/2007) A Política Real teve acesso. O deputado estadual Marcos Caldas (PT do B) apresentou nesta terça-feira ,25, na Assembléia Legislativa do Maranhão o relatório elaborado pela comissão especial, criada para discutir a ampliação do Porto da Alumar. Durante o seu pronunciamento, ele demonstrou preocupação, principalmente em relação à poluição causada ao solo maranhense.

Marcos Caldas disse que a contrapartida dada ao estado é insuficiente comparado aos prejuízos ambientais causados pela empresa. “Daqui a dez anos, São Luís não poderá mais plantar, porque as terras estarão improdutivas”, disse.

Ele ressaltou que hoje a Alumar possui 10% das terras de São Luís e consome três vezes mais que toda energia consumida pela população do Maranhão. “Além disso, a Alumar tira água do nosso subsolo e não paga nada”, denunciou.

Para compensar as perdas ao estado, Marcos Caldas sugeriu que a empresa realize algumas obras, como por exemplo, a duplicação do Sistema Italuís e a recuperação da BR-316 que se encontra em péssimo estado e conservação. “Eu peço que a Alumar retribua o lucro que fatura anualmente em nosso estado”, disse Marcos Caldas.

Max Barros (DEM) afirmou que esse é o momento do governo negociar com a Alumar para que as obras de ampliação do porto sejam monitoradas e assim possa trazer vantagens para o Maranhão.

DISCUSSÕES - Os membros da comissão especial formada por Max Barros e Francisco Gomes, ambos do DEM, Afonso Manoel (PSB) e Marcos Caldas, foram à Alumar para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela empresa. Além disso, fez duas audiências públicas na Assembléia Legislativa, sendo que nenhum diretor da empresa compareceu aos debates. Essa atitude causou indignação aos deputados. Marcos Caldas, por exemplo, chegou a defender a instalação de uma CPI.

( da redação com informações de assessoria)