Nordeste e Investimentos.
Direção do Bando do Nordeste comemorar 1,1 milhão de atendimentos para os produtores rurais; O Banco é o agente financeiro da Região Nordeste que mais atende o agricultor familiar, sendo responsável pela inclusão bancária de 1.176.140 clientes do Pronaf
( Brasília-DF, 02/10/2006) De janeiro de 2003 a agosto de 2006, cerca de 1,1 milhão de produtores rurais tiveram acesso ao crédito pela primeira vez, através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf). O período corresponde à atual gestão do Banco, que comemora o recorde inédito na história da instituição.
“Os resultados revelam que o BNB é hoje o agente financeiro do Nordeste que mais atende o agricultor familiar”, avalia o superintendente de Microfinanças e Programa Especiais do Banco, Stélio Gama. A quantidade tem aumentado a cada ano e atingiu a marca de 1.176.140 em agosto.
Estratégia - De acordo com o superintendente, esse recorde se deve a uma estratégia de atuação para o atendimento específico ao agricultor familiar. O trabalho dos Agentes de Desenvolvimento que promovem a estruturação da economia local é parte dessa estratégia. Outro fator são as agências itinerantes que permitem que o agricultor familiar seja atendido em sua própria comunidade. Além das linhas de crédito do Pronaf, o Banco do Nordeste oferece conta-corrente simplificada e poupança.aos agricultores familiares.
A partir de 2005, o BNB implantou nova metodologia para atender e contratar as operações de crédito com os clientes do Pronaf - Grupo B, através do programa Agroamigo, que é operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania, no qual disponibiliza assessores de crédito rural que se deslocam até o estabelecimento rural do cliente para elaborar as propostas de crédito simplificadas e prestar orientações. “Os assessores são técnicos agrícolas que conhecem a comunidade, isso melhora a qualidade das propostas, agiliza o trâmite da documentação no Banco e aproxima a relação do cliente com a instituição financeira”, destaca Stélio Gama.
( da redação com informações de assessoria)