31 de julho de 2025

Nordeste e o Congresso

PL Prona e PTdoB se unem e fundam Partido Republicano; O secretário geral do PL, Sérgio Tamer (MA), será presidente do novo partido.

Publicado em

(Brasília-DF, 24/10/2006) O Partido Liberal (PL), o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona) e o Partido Trabalhista do Brasil (PtdoB) anunciaram hoje uma fusão, que dará origem ao Partido Republicano (PR). Segundo o líder do PL na Câmara, Luciano Castro (RR), a primeira convenção do novo partido vai acontecer nesta quinta-feira, onde será oficializada a fusão.

 

 

A fusão dos três partidos pretende atingir número mínimo de parlamentares para quebrar clausula de barreira, e ter representação no Congresso próxima legislatura. O novo partido, que conta com 26 deputados e 3 senadores, ainda terá que ser homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que seja oficialmente reconhecido. Segundo Luciano Castro, a homologação dura  cerca de dois meses, tempo suficiente para atuar na próxima legislatura.

 

 

O líder do PL anunciou também que um nordestino irá presidir o partido. O secretário geral do PL, Sérgio Tamer (MA), foi o escolhido como presidente executivo do Partido Republicano. O ministro Alfredo Nascimento será o presidente de honra, responsável pelas articulações políticas do novo partido, segundo informou Catro.

 

 

(por Liana Gesteira)