31 de julho de 2025

Nordeste e as Rodovias.

CNT divulga os resultados da Pesquisa Rodoviária 2006; Nordeste não tem nenhuma estrada entre as dez melhores e por outro lado teria 4 das piores estradas.

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( Brasília-DF, 06/10/2006)  A  PESQUISA  RODOVIÁRIA  2006, feita pela Confederação Nacional dos Transportes  avaliou  100%  da malha rodoviária federal pavimentada  e  também  os  principais  trechos sob gestão estadual e sob concessão

 

  Durante  39  dias,  15  equipes da CNT avaliaram 84.382 km de rodovias em   todo  o  País,  analisando  o  estado  geral  de  conservação, levando em   consideração as condições do pavimento, sinalização e geometria da via. O    estudo  também  analisou  a  infra-estrutura de apoio, como a presença de   borracharias,  praças de pedágio, balanças, postos da Polícia Rodoviária,   entre outros fatores.

 

  Da  malha  pesquisada  em  2006, 10,8% (9.097 km) obtiveram classificação

  Ótimo;  14,2%  (11.991  km) Bom; 38,4% (32.410 km) Regular; 24,4% (20.561

  km) Ruim e 12,2% (10.323 km) Péssimo. Ou seja, 75,0% (63.294 km) da malha

  rodoviária avaliada apresentam algum tipo de deficiência.

 

  Na  região  Norte  foram  pesquisados 8.811 km, no Nordeste 24.432 km, no

  Centro-Oeste  12.397  km,  no  Sudeste 23.589 km e no Sul foram avaliados

  15.153 km.

 

  Conclusões:

 

  A PESQUISA RODOVIÁRIA CNT 2006 mostra que:

 

  -  54,5%  da  malha rodoviária pesquisada encontram-se com o Pavimento em

  estado Regular, Ruim ou Péssimo, totalizando (45.950 km).

 

  -  70,3%  da  extensão  pesquisada  apresentam  Sinalização com problemas

  (59.309 km)

 

  - 40,5% da extensão avaliada não possuem acostamento (34.168 km).

 

  -  11,7%  da  extensão  avaliada  possuem  placas  total  ou parcialmente

  cobertas pelo mato (9.934 km).

 

  -   47,4%   da  extensão  avaliada  possuem  placas  com  a  legibilidade

  deteriorada (36.092 km).

 

  - 40,7% da extensão pesquisada não possuem placas de limite de velocidade

  (34.325 km).

 

 

  Ranking

 

 

  A  PESQUISA  RODOVIÁRIA  2006  aponta  os melhores e os piores corredores rodoviários do país.

 

  Os melhores:

 

  |     | São Paulo (SP) - Limeira (SP)         |

 

  |     |São Paulo (SP) - Taubaté (SP)          |

 

  |     |São Paulo (SP) - Itaí (SP) - Espírito  |

  |       |Santo do Turvo (SP)                    |

 

  |     | Limeira (SP) - São José do Rio Preto  |

  |       | (SP)                                  |

 

  |     |Engenheiro Miller (SP) - Jupiá (SP)    |

 

  |     | Rio Claro (SP) - Itapetininga (SP)    |

 

  |     |São Paulo (SP) - Uberaba (MG)          |

 

  |     |Campinas (SP) - Jacareí (SP)           |

 

  |     |Sorocaba (SP) - Cascata (SP) - Mococa  |

  |       |(SP)                                   |

 

  |  10º  |Bauru (SP) - Itirapina (SP)            |

 

 

 

 

  Os piores:

 

 

  |  99º  | Rio Verde (GO) - Iporá (GO)           |

 

  | 100º  |Florianópolis (SC) - Lages (SC)        |

 

 

 

  | 101º  |Governador Valadares (MG) - João Neiva |

  |       |(ES)                                   |

 

  |  102º | Manaus (AM) - Boa Vista (RR) -        |

  |       | Pacaraíma (RR)                        |

 

  | 103º  |Barracão (PR) - Cascavel (PR)          |

 

  |  104º | Araguaína (TO) - Picos (PI)           |

 

  |  105º | Teresina (PI) - Barreiras (BA)     |

 

  |  106º | Alta Floresta (MT) - Cuiabá (MT)   |

 

  | 107º  |Salvador (BA) - Paulo Afonso (BA)   |

 

  | 108º  |Açailândia (MA) - Miranda do Norte (MA)|

 

  |  109º | Leopoldina (MG) - BR-262 (MG)      |

 

 

 

( da redação com informações de assessoria)