Nordeste e as Mulheres.
Metade das trabalhadoras principais responsáveis moravam com os filhos sem o cônjuge; Maioria das mulheres sem cônjuges com filhos menores de 15 anos estão em Salvador e Recife.
( Brasília-DF, 04/10/2006) O estudo especial da PME também mostra as participações relativas das mulheres com cônjuge; sem cônjuge e com filhos e das mulheres sós nos domicílios entre as trabalhadoras principais responsáveis.
Em agosto de 2006, 50,6% delas moravam com seus filhos e não tinham cônjuge. A região metropolitana do Rio de Janeiro destacou-se com as maiores participações de mulheres sem cônjuge e com filhos e de mulheres sós . Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte assinalaram as maiores parcelas de mulheres principais responsáveis com cônjuge.
Entre as mulheres sem cônjuge e com filhos, 47,1% tinham pelo menos um filho com idade inferior a 15 anos e 28,5% tinham todos os filhos com menos de 15 anos de idade. O dado expõe claramente que uma única pessoa teve de assumir ao mesmo tempo o sustento dos filhos, os cuidados para com eles e o próprio trabalho doméstico, afetando muito as escolhas das mulheres quanto ao trabalho e gerando desigualdades neste mercado. As maiores proporções de mulheres sem cônjuge e com filhos com idade inferior a 15 anos foram captadas em Salvador e as menores, em Recife.
( da redação com informações do IBGE)