Maranhão.
Freitas Diniz declara apoio a Jackson Lago
( Brasília- DF, 10/10/2006) O ex-deputado federal Domingos Freitas Diniz declarou hoje voto a Jackson Lago. Eleitor de Aderson no primeiro turno, Freitas disse que neste segundo turno não existe espaço para omissões ou neutralidades. "O povo do Maranhão sinalizou que quer mudança. Ficar neutro é ficar contra a vontade popular. É ficar contra a oligarquia. Por isso estou vindo aqui, como cidadão, dar o meu apoio incondicional a Jackson Lago".
Freitas foi um dos principais adversários que José Sarney enfrentou ao longo de sua vida. No início dos anos 70, enquanto Sarney comandava ARENA, o partido da ditadura militar, Freitas Diniz era destaque na bancada dos Autênticos do MDB, um grupo de parlamentares que prestou um grande serviço na luta pela democracia no Brasil. Com a abertura democrática, no início dos anos 80, Freitas deixa o MDB para ajudar a organizar o PT, sendo membro do primeiro diretório nacional do partido e o primeiro presidente dos petistas do Maranhão.
A conversa entre Freitas e Jackson foi no comitê do candidato e durou mais de quarenta minutos, sendo acompanhada por alguns assessores de Jackson, pelos deputados Julião Amim e Mauro Bezerra, do PDT, e pelo jornalista Emilio Azevedo, que acompanhou o ex-deputado até a presença de Jackson.
Sobre as candidaturas de Alckmin e Lula, Freitas disse que essa disputa nacional não pode atrapalhar a disputa local. "A Frente montada para enfrentar a oligarquia conta com o apoio do PT e do PSDB. Haverá lideranças que pedirão votos para Jackson e Lula e outras que pedirão para Jackson e Alckmin e nós temos que conviver bem com isso. É nossa responsabilidade derrotar a oligarquia instalada no Maranhão. Não dos candidatos a presidente da república".
Ao final do encontro Jackson agradeceu o apoio de Freitas e lhe convidou para integrar a equipe que está trabalhando no comitê. "O Freitas Diniz é uma figura histórica. Seu apoio carrega uma simbologia muito grande" disse o candidato a governador da Frente de Libertação do Maranhão.
( da redação com informações )