Maranhão.
Coligação Frente de Libertação , de Jackson Lago, solicita retratação da Rede Globo por veiculação de notícia considerada falsa.
( Brasília-DF, 06/10/2006) A Coligação Frente de Libertação do Maranhão, através de Cândido Lima, seu representante legal, encaminhou nota à Rede Globo lamentando que a emissora tenha veiculado notícia falsa e tendenciosa, veiculadas no Jornal da Globo(05/10/06) e no Bom Dia Brasil(06/10/06).
A Matéria fez uso de trecho de entrevista concedido pelo candidato ao Governo do Estado pela Frente de Libertação, Jackson Lago, à TV Mirante, no qual agradecia pelo apoio recebido do PSDB local à sua candidatura. Do mesmo modo, Jackson Lago é apoiado pelo PT local, o que a matéria não menciona, com o claro intuito de sugerir um alinhamento com a candidatura presidencial do PSDB.
"A Coligação faz questão de esclarecer que os apoios do PT e do PSDB confirmam que a candidatura de Jackson Lago não está vinculada a nenhuma candidatura presidencial. O enfoque da matéria distorce esse posicionamento e tem efeito direto sobre a disputa eleitoral em curso", declarou Cândido Lima na nota.
A Frente de Libertação solicitou, certo da boa fé do jornalismo da Globo nacional, que seja feita a correção nos mesmos espaços onde foram veiculadas as referidas matérias.
PT - Na manhã de ontem o Partido dos Trabalhadores realizou uma entrevista coletiva onde reiterou o apoio dado à candidatura de Jackson Lago na última quinta-feira. No início da semana a direção do PT e da Frente de Libertação vão se reunir para definir como se dará a participação do PT na campanha de segundo turno. Entre os pontos a serem discutidos está a participação no comando a campanha e o plano de governo.
“ INTEGRA DA NOTA ENVIADA À REDE GLOBO
Ao diretor de Jornalismo da TV Globo
Como representante da Coligação Frente de Libertação do Maranhão, lamento que a TV Globo tenha veiculado notícia falsa e tendenciosa, certamente induzida por sua afiliada maranhense, a TV Mirante, de propriedade da candidata concorrente, a Sra. Roseana Sarney Murad. A matéria veiculada no Jornal da Globo e no Bom Dia Brasil fez uso de trecho de entrevista concedido pelo Dr. Jackson Lago à TV Mirante, no qual agradecia pelo apoio recebido do PSDB local à sua candidatura. Do mesmo modo, Jackson Lago é apoiado pelo PT local, o que a matéria não menciona, com o claro intuito de sugerir um alinhamento com a candidatura presidencial do PSDB.
Os apoios do PT e do PSDB confirmam que a candidatura de Jackson Lago não está vinculada a nenhuma candidatura presidencial. O enfoque da matéria distorce esse posicionamento e tem efeito direto sobre a disputa eleitoral em curso.
Certo da boa fé do jornalismo da Globo nacional, solicito que seja feita a correção nos mesmos espaços onde foram veiculadas as referidas matérias.
Atenciosamente,
Cândido Lima
Representante legal da Frente de Libertação do Maranhão.”