Maranhão.
MPE/MA pede investigação contra o deputado Zequinha Sarney(PV).
( Brasília-Df, 26/09/2006) O Ministério Público Eleitoral no Maranhão (MPE/MA), por meio do procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior, está propondo uma ação de investigação judicial eleitoral contra o deputado federal e candidato à reeleição José Sarney Filho (PV), por abuso de poder econômico, abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação.
Na edição do dia 24 de junho de 2006 do jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família do deputado, foi encartado um boletim informativo avulso do candidato com nítido conteúdo de propaganda eleitoral antecipada, já reconhecido pela Justiça Eleitoral.
Além de caracterizar propaganda eleitoral irregular, a distribuição gratuita de 9.223 boletins informativos, provavelmente impressos pela Gráfica da Câmara dos Deputados, por meio do jornal de maior circulação do estado, de propriedade de sua família, configura abuso de poder econômico e de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação em benefício próprio.
Se a ação for julgada procedente o candidato pode ter o registro cassado e, ainda, ficar inelegível pelo prazo de três anos, a contar da eleição.
( da redação com informações de assessoria)