Maranhão.
''O MA vai voltar a ser seguro'' garante Roseana Sarney na entrevista de ontem a TV da família.
(Brasília-DF, 15/09/2006) a senadora Roseana Sarney( PFL), candidata pela coligação Maranhão - A Força do Povo, foi a quarta entrevistada na segunda rodada de entrevistas da TV Mirante - ontem à noite - com todos os candidatos ao governo do Estado. Ela destacou projetos nas áreas da saúde no Estado, da segurança, da educação e da infra-estrutura, além de falar de seu desejo de voltar a governar o Maranhão.
- Quero continuar trabalhando para o meu Estado e me sinto mais preparada. Sinto, ainda que tenho hoje melhores condições para fazer mais pelo Maranhão porque tenho bastante relacionamentos em Brasília e estou pronta para assumir o governo do Maranhão se assim o povo quiser. - declarou.
Na área da saúde, Roseana falou de sua grande preocupação com os hospitais que, segundo ela, a maioria está fechada ou funcionando precariamente.
- A saúde é uma preocupação forte de todos. Eu estive visitando diversos municípios e muitas pessoas me reclamaram que muitos hospitais estão fechados. Na época em que fui governadora nossa saúde era referência. Na época tivemos até um prêmio para a maternidade Marly Sarney. Hospitais em Santa Luzia do Paruá, Timon, Coroatá, Itapecuru funcionavam bem. Nós tínhamos uma saúde que proporcionava bem-estar para a população. Se eleita vamos fazer tudo voltar a funcionar novamente e ainda vamos ter o programa "Remédio na Hora Certa" - anunciou.
Uma outra área de grande preocupação para a candidata é a educação. Segundo Roseana, uma de suas metas é reorganizar o calendário escolar e construir mais salas de aula.
- A educação está um descalabro. Hoje em dia não sabemos quando começa e quando termina as aulas. Vamos priorizar o calendário e os professores. Falar em educação, justamente este tema tem sido muito debatido: sala de aula. Eu construí 10 mil salas de aula. Construímos 625 salas através de um empréstimo do Banco Mundial, nós construímos com recursos próprios 661 salas, com o Banco Mundial nós reconstruímos e reformamos mais de 2.512 e, através do Fundef construímos mais de 6 mil. - esclareceu.
Em termos de segurança, a candidata pefelista lembrou os indicadores do Estado quando ainda era governadora.
- Em nossa época, a segurança do Maranhão era considerada a melhor do Brasil. Nosso indicador era muito bom. Nossos policiais tinham bons salários, fizemos concursos públicos para delegado e para policial propriamente dito, combatemos o narcotráfico e o roubo de cargas. Nós fomos considerados o Estado mais seguro do Brasil e quero fazer o Maranhão voltar a ser seguro - assegurou.
Roseana Sarney falou, também, de seus Projetos para a infra-estrutura do Estado.
- Na área de infra-estrutura pretendo fazer tudo de novo. Na época fizemos 3.500 quilômetros de asfalto, asfaltamos ruas de todos os municípios, fizemos abastecimento de água, 86%% de nosso municípios foram energizados e eu quero dar continuidade a este trabalho, além de construir mais "Vivas" também no interior. - concluiu.
Hoje será entrevistado o candidato Edson Vidigal da Coligação 'O Povo no Poder'
( da redação com informações da imirante)