Bahia.
Senador Antonio Carlos Magalhães(PFL-BA) falando pela liderança do PFL acusa o Governo de negar corrupção; Ele destaca acusações de imprensa baiana contra o Governo Federal.
( Brasília-DF, 02/08/2006) As oposições estão ocupando todos os espaços possíveis na sessão de hoje do Senado Federal para acusar o Governo Federal.
O senador Antônio Carlos Magalhães(PFL-BA), falando como líder, acusou o Governo de se negar a reconhecer seus equívocos éticos. Ele pediu, antes, que o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL) que comanda a sessão desta tarde, acate seu requerimento para que instale uma nova CPI do Orçamento. Em seguida, ele lembrou reportagem de jornal baiano que possíveis malversações em obras em estradas no seu Estado. Depois de ACM falou o presidente do PSDB, Tasso Jereissati(CE). Confira a íntegra da fala do senador baiano:
“Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, procurarei ser breve porque vejo o interesse de V. Exª em votar matérias importantes ainda no dia de hoje, em respeito ao sentido democrático que V. Exª tem dado à sua atuação como Presidente da Casa.
Ontem eu disse nesta Casa e vou repetir agora, principalmente depois de um desafio que o Presidente da República fez ao discurso absolutamente correto do Senador Tasso Jereissati, que apontava com indignação a compra, pelo Governo, de prefeitos, políticos
de prefeitos, políticos, repetindo o que já era de hábito nos mensalões e nos valeriodutos, que o governo se acostumou a fazer, desmoralizando totalmente a política nacional. E até mesmo deputados, principalmente do seu partido, que embolsaram dinheiro do valerioduto, mensalões e coisas que o valham e que são conhecidas, e sobre os sanguessugas.
Evidentemente todos nós temos o mesmo ponto de vista contrário aos sanguessugas. E, para isso, ninguém melhor do que o Presidente da República, que apóia os sanguessugas em Pernambuco, que é o Sr. Humberto Costa, ex-ministro da Saúde.
Mas compra digo que existe também no Brasil inteiro. E V. Exª tem um requerimento meu, pedindo que a execução orçamentária seja fiscalizada por uma CPI. Sei que não lhe agrada esse tipo de requerimento, mas sei que a inteligência de V. Exª vai encontrar a fórmula para que o requerimento não perca o valor, mas seja feito de outra maneira.
Por isso V. Exª é inteligente e capaz de encontrar essa fórmula e, nessa fórmula, vamos mostrar, mais uma vez, que o Presidente Lula mente, e mente cinicamente. Vou dizer as desonestidades na Bahia, do DNIT. O DNIT entregou, a vários prefeitos, obras.
Obras, ainda há pouco, ao Prefeito de Vera Cruz deu milhões ao Prefeito de uma cidade para construir um viaduto sobre uma BR, a mais importante BR baiana, a que liga Salvador a Feira de Santana. Nove milhões já foram entregues e falta entregar o resto que complete 32 milhões. Isso tudo para comprar consciências, como bem salientou o Senador Tasso Jereissati.
Trago aqui, Sr. Presidente, o insuspeito jornal A Tarde, que nem sequer tem relações tão amistosas como eu desejava ter com ele. Ao contrário. “Rodovias da Bahia à espera das obras do Governo Federal”; “Operação tapa buraco já precisa de reparos”. É essa a ladroagem que se faz com licitação ou sem pelo Governo do Presidente Lula, para comprar Prefeitos, autoridades, Deputados e muita gente que faz política. É assim que está agindo o Sr. Jaques Wagner, também conhecido por Land Rover, porque a controla, ou melhor, deu-a ao Silvinho e ia receber uma. Como denunciei aqui, deixou de receber, mas a controla porque tem, inclusive, uma filha na GDK.
Quero dizer ao Sr. Lula que só ele não enxerga. E, por isso, ontem mesmo, declarei aqui
.que o oftalmologista dele declarou que ele não enxerga de perto. Ele não enxerga nem de perto nem de longe, porque se ele enxergasse de perto Waldomiro Diniz não tinha roubado lá e seus auxiliares mais próximos não eram os ladrões que aí nós estamos vendo.
Portanto, Senador Tasso Jereissati falou com a indignação de um homem sério, de homem digno, de homem correto. E eu agora trago a indignação do Governo da Bahia, de todos os baianos pela compra cínica que vem sendo feita na Bahia. Daí por que eu peço a V. Exª que encontre uma fórmula, ainda hoje, não deixe para amanhã, para que nós possamos ver a execução desse Orçamento. Poder entrar no Denit e saber as roubalheiras que lá existem. No Ministério das Cidades a roubalheira também é idêntica. Conseqüentemente, o Sr. Senador Tasso Jereissati, com a autoridade que lhe é própria, com o caráter que todos reconhece que ele possui, com a autoridade de Presidente de um grande Partido, mas, sobretudo com a sua autoridade adquirida como governante, pode fazer a denúncia que quiser e o Sr. Lula tem que ouvir calado porque, infelizmente, ele que propicia tudo isso.
O Senador Tasso Jereissati vai falar, mas eu não ficaria com a minha consciência tranqüila se não viesse dizer que na Bahia isso está acontecendo. E olha aqui os títulos e veja V. Exª que eu não estou mentindo e que esse jornal não tem qualquer ligação com nenhum de nós do Governo da Bahia.
Por isso, Sr. Presidente, quero que V. Exª, por favor, encontre o caminho. Vamos barrar a roubalheira.
Vamos barrar a roubalheira. Sr. Presidente, o Congresso está se desmoralizando. Esse Luiz Antonio Vedoin que deve ser um ladrão – não sei se é ou não mas eu posso dizer que é – está com a voz tomando conta dos noticiários e hoje não teve a coragem de ir à Polícia Federal para prestar depoimento e fica atacando, inclusive pessoas desta Casa como a Senadora Serys Slhessarenko, de uma maneira brutal que não pode ser continuada.
Sr. Presidente, V. Exª tem sido um homem de respeito. Eu ouvi o que V. Exª disse: que não queria participar do Conselho Político do Presidente porque era Presidente do Legislativo. Outras pessoas que eu não sei se deveriam estar lá mas que estão porque fazem o gênero do Presidente. V. Exª não faz. V. Exª força, às vezes, porque V. Exª é um político e é um homem que tem várias facções a atender nesta Casa e não apenas a nossa. Mas eu sei o constrangimento que é para o Presidente José Sarney estar ao lado Presidente Lula, sobretudo depois dos 75 anos – que ele tanto reclamou de Itamar Franco.
Por isto, Sr. Presidente, mais uma vez eu estou nesta tribuna. Não vou me demorar como desejava porque quero atender aos apelos de V. Exª. V. Exª quer que se vote muita coisa importante e eu não quero impedir. Eu quero dizer a V. Exª que a Casa confia em V. Exª para corrigir os absurdos que estão ocorrendo, inclusive com a censura dos seus Parlamentares, não só na Radiobrás como até mesmo – V. Exª me perdoe – no serviço
S/Marlise como até mesmo, que V. Exª me perdoe, mas V. Exª deve olhar com mais cuidado o serviço de comunicação, V. Exª que é tão atento aos serviços da Casa.
Peço a V. Exª, Sr. Presidente, que moralizemos a política brasileira e isso só será possível se o Congresso Nacional tiver moralizado e ele estará moralizado quando demonstrarmos que no Executivo realmente existe uma corja de ladrões.”
( da redação com informações da taquigrafia do Senado Federal)