Nordeste e a Educação
Comissão da Reforma Universitária aprova requerimentos de audiências públicas; Projeto de Reforma vai levar o nome do deputado Atila Lira (PSDB-PI).
(Brasília-DF, 02/08/2006) A Comissão da Reforma Universitária aprovou nesta tarde requerimentos para realização de audiências públicas para discutir texto final da matéria. Foram aprovados requerimentos para ouvir reitores de Universidades Federais, Estaduais e Privadas; entidades representantes do ensino superior; entidades representantes dos estudantes; e setores empresarias. O próximo passo agora é organizar o roteiro das audiências, e definir as datas.
O presidente da Comissão, Gastão Vieira (PMDB-MA), explica, entretanto, que o calendário vai depender da decisão do governo de retirar termo que exige urgência na tramitação da matéria. O relator Paulo delgado (PT-MG) explica que foram apresentadas 370 emendas ao projeto, que aglutina 4 textos diferentes, destacando a dificuldade de fazer isso em pouco tempo. O relator informou ainda que a reforma vai ter o nome do deputado Atila Lira (PSDB-PI), que foi autor do primeiro texto do projeto de Reforma Universitária, feito em 1996.
(por Liana Gesteira)