Nordeste e Operação Sanguessuga
Corregedoria da Câmara anuncia nome de 15 deputados que serão investigados por envolvimento na Operação Sanguessuga; Deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) vai integrar Comissão de sindicância dos acusados.
(Brasília-DF, 10/05/2006) A Corregedoria da Câmara divulgou há pouco uma lista com 15 nomes de deputados que serão investigados pela sindicância da Casa. Entre os nomes confirmados para serem investigados a deputada Zelinda Novaes (PFL-BA) é a única nordestina citada.
O deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) vai compor a comissão de cinco deputados que fará sindicância dos acusados. “Vamos analisar primeiro os 15 deputado indicados pela Corregedoria. Mas outros deputados, que tiveram seus assessores envolvidos na Operação podem vir a ser investigados também, a partir do andamento das apurações da Policia Federal”, explicou.
O parlamentar informou que existem dois nomes de deputados citados nas conversas telefônicas que não estão claros e devem ser alvo de investigação mais profunda. “Existe uma citação de um deputado benedito, que pode ser Benedito Dias ou Benedito de Lira. E também um Dr. Heleno, que pode ser o pastor .Mas não temos certeza desses nomes e temos que investigar melhor para não cometer injustiças”, afirmou Givaldo Carimbão.
Por fim, o deputado esclareceu que a comissão de sindicância de um prazo de 30 dias para realizar seus trabalhos, mas que pode ser prorrogado. “ A comissão de sindicância vai começar na próxima semana e o presidente Aldo Rebelo pediu agilidade na apuração de denúncias. Creio que a conclusão será rápida pois a transcrição de fitas já foram realizadas pela Polícia Federal”, declarou.
Lista de deputados mencionados no documento da Polícia Federal como recebedores de dinheiro:
Deputado Almir Moura (PFL-RJ)
Deputado Fernando Gonçalves (PTB-RJ)
Deputado Isaías Silvestre (PSB-MG)
Deputado João Batista (PP-SP)
Deputado João Correia (PMDB-MG)
Deputado Marcos Abramo (PP-SP)
Deputado Maurício Rabelo (PL-TO)
Deputado Neuton Lima (PTB-SP)
Deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ)
Deputado Professor Irapuan Texeira (PP-SP)
Deputado Reinaldo Gripp (PL-RJ)
Deputado Ricarte de Freitas (PTB-MT)
Deputado Vieira Reis (PRB-RJ)
Deputado Wellington Fagundes (PL-MT)
Deputada Zelinda Novaes (PFL-BA)
Lista de deputados que tiveram assessores envolvidos na Operação e podem ser investigados posteriormente, dependendo dos resultados das apurações da PF:
Deputado Alceste Almeida (PTB-RR)
Deputado Dr. Benedito Dias (PP-AP)
Deputada Edna Macedo (PTB-SP)
Deputado Eduardo Seabra (PTB-AP)
Deputada Elaine Costa (PTB-RJ)
Deputado João Magalhães (PMDB-MG)
Deputado João Mendes (PSB-RJ)
Deputado Nilton Capixaba (PTB-RO)
Deputado Professor Pedro Ribeiro (PTB-MA)
Deputado Reginaldo Germano (PP-BA)
por Liana Gesteira)