Fundeb
Câmara dos Deputados aprova projeto do Fundo de Educação Básica (Fundeb, 1); Parlamentares nordestinos comemoram aprovação
(Brasília-DF, 24/01/06) O plenário acaba de aprovar o substitutivo da Comissão especial da PEC 415/2005, que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto foi aprovado com 457 votos a favor e 5 contra.
O Fundeb é uma proposta de ampliação do Fundef, abrangendo o ensino médio, fundamental e a educação infantil, incluindo inclusive as creches. Além disso, o projeto prevê um piso salarial nacional para os profissionais de educação.
Os parlamentares nordestinos comemoraram a aprovação do projeto que deve trazer uma melhoria na qualidade de ensino da região. “Foi um avanço, uma conquista da sociedade brasileira. Principalmente no intuito de elevar o salério dos professores do nordeste, com a fixação de um piso nacional”, declara o deputado Severiano Alves (PDT-BA), que foi presidente da Comissão especial da PEC em questão.
“È com muito orgulho e emoção que votamos pela aprovação do projeto. Este momento é um coroamento de uma luta dos últimos dez anos”, afirmou Fátima Bezerra (PT-RN). O deputado Luiz Carrera (PFL-BA) parabenizou o trabalho da Comissão e da relatora Iara Bernardi (PT-SP) destacando as inovações do projeto. “Ainda não é o ideal, mas já é um projeto avançado em relação ao Fundef”, disse o deputado.
(por Liana Gesteira)