São Francisco.
Ronaldo Lessa diz que integração do São Francisco é fundamental para desenvolvimento do Nordeste; Declaração do governador alagoano divide grupo anti-transposição.
(Brasília-DF, 30/08/2005) O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa(PDT), disse hoje à tarde, em Brasília, após audiência com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional é necessária para o desenvolvimento da região e que não há motivo para se opor ao projeto. “A integração é fundamental para que o Nordeste se desenvolva, isso é indiscutível. Há gente que precisa de água para beber. Mesmo os opositores mais ferrenhos não têm coragem de se opor ao consumo humano e ficam tentando encontrar defeitos em outros aspectos. Eu conheço o projeto e dou meu apoio”, afirmou Lessa.
Declaração de Lessa surge como um bálsamo para os favoráveis a transposição pois ontem o TCU divulgou que teria decidido paralizar contratação para aquisição das bombas enquanto não saísse assinatura do termo de outorga dos estados receptores.
Ele lembrou a importância da revitalização do Velho Chico, que está em execução pelo Governo Federal desde o ano passado. “O rio precisa ser recuperado, mas isso não impede a integração. Sei que o Governo Federal está tocando a revitalização do São Francisco e tem crédito”, completou. Ronaldo Lessa citou o canal que está em construção para levar água do rio São Francisco para alguns pontos do estado de Alagoas. “É uma obra simples, mas que vai mudar a vida de muita gente. Agora, se isso é importante para Alagoas, imagine para os estados do Nordeste setentrional, onde a água é mais escassa”. Alagoas faz parte da bacia doadora do Velho Chico.
( da redação com informações do Informe São Francisco)