Bahia.
Líder da Minoria dá as boas vindas a José Dirceu faz críticas e lembra que o PT acabou; Aleluia falou agora há pouco.
( Brasília-DF, 22/06/2005) Após a fala do deputado José Dirceu(PT-SP), o deputado José Carlos Aleluia( PFL-BA) falou na ordem do dia. Ele deu as boas vindas ao deputado, “ antigo companheiro”, mas o criticou pois teria evitado o debate, ao não conceder apartes que certamente iriam buscar esclarecimentos sobre as denúncias do deputado Roberto Jefferson(PTB-RJ).
Aleluia encerrou sua fala lembrando recentes declarações do deputado Fernando Gabeira(PV-RJ) que teria dito que o PT como um dia se pensou e viu não existe mais.
Confira a fala de Aleluia, na íntegra:
“ Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje à tarde perdemos uma excelente oportunidade de debatermos o Governo do Presidente Lula, ou, se a opção fosse outra, debatermos a crise de credibilidade trazida pela corrupção que se descobre no Governo Lula.
O antigo companheiro retorna à Casa, Deputado José Dirceu.
Vim ao plenário, como faço com regularidade, mas para ouvir o Deputado José Dirceu, e na expectativa de que S.Exa. estivesse disposto a debater com seus companheiros o Governo que governou durante dois anos e meio, em nome do Presidente Lula. O Deputado José Dirceu, orientado não sei por quem, resolveu evitar o debate. E a melhor forma foi trazer para a tribuna funcionários remunerados com cargo de confiança, regiamente remunerados com o dinheiro público. Cerca de 150 a 200 funcionários a soldo do Tesouro Nacional esses não foram a soldo do Delúbio, mas do Tesouro Nacional vieram aqui para impedir o debate. Como disse muito bem o Deputado Fernando Gabeira, ele, o Deputado José Dirceue o Deputado Alberto Goldman têm uma história de defesa da democracia. Eu não tenho. Todos têm de se orgulhar do passado, mas ninguém tem de ser gigolô do passado.
O passado pertence a nossa vida, o passado deguerrilheiro que não deve envergonhar ninguém, o passado de homem que serviu a um governo com dignidade como serviu o Deputado Delfim Netto, que continua servindo ao Brasil, portanto, ninguém é herói ou bandido pelas posições do passado.
Na verdade, a história está mostrando que aqueles que eram guerrilheiros, andavam pelos caminhos tortuosos, que eu prefiro, como analista da história, ficar com as posições de Roberto Campos e Delfim Netto e não com as posições de quem foi para o Araguaia, acreditando que estava defendendo o melhor para o País, mas certamente querendo que o presente do Brasil fosse muito pior, se tivesse vencido o lado dele.
Portanto, o Deputado José Dirceu perdeu uma excelente oportunidade de abrir o debate sobre o Governo Lula, para que ele com todo esforço, com toda competência, procurasse mostrar o que de bom Lula trouxe para o Brasil. Não precisa trazer galeria, porque quem está observando e julgando Lula é o povo brasileiro.
Deputado Severino Cavalcanti, V.Exa. que tem viajado muito pelo Brasil, há de perceber, como todos podem perceber, de que já não há o apoio que Lula supõe ter. Só mesmo os remunerados, só mesmo os pelegos da CUT, sómesmo os remunerados do MST, é que podem aplaudir o Governo Lula.
Quiseram fazer movimento com a juventude, quiseram levantar os estudantes: Lula, cuidado com Collor, ele também tentou levantar os estudantes.
E a juventude brasileira, como a juventude do mundo todo, apóia movimentos progressistas, revoluções. Mas quando o assunto é roubalheira a primeira coisa que o adolescente diz é: Roubalheira, eu estou fora.
O Deputado disse em seu discurso que o Governo Lula não roubava e não deixava roubar. Não estou dizendo que rouba, mas quanto a deixar roubar não preciso dizer, porque estão todos dizendo. A secretária disse que roubou, o Deputado Roberto Jefferson, que era Líder do núcleo do poder do Governo, dizem que roubou, o homem dos Correios, dizem que roubou. Quem não roubou neste Governo? Muito pouca gente. Portanto, pode não ter roubado, mas deixou roubar. A marca da corrupção já faz parte da história do Governo lula.
Há poucos dias, disse que no futuro, quando os professores de História forem escrever a história do Governo Lula não terão muito de realização para registrar, mas algumas linhas terão que ser dedicadas à ética, ao crime cometido contra a democracia ao usar dinheiro sujo, retirado do Tesouro nacional, para comprar a vontade de Deputados.
Ao abandonar a questão ambiental e permitir que os petistas, na tentativa de arrecadar dinheiro para si e para o seu partido, permitiram que a floresta Amazônica, particularmente no Estado do Mato Grosso, fosse, em grande parte,devastada. Para justificar por que os índios foram abandonados pela Fundação Nacional de Saúde, pela burocracia petista, para que as crianças, num verdadeiro genocídio, fossem morrendo em série.
Eu queria saber o que é que este Governo vai poder apresentar à Nação ao fim dos 4 anos porque até agora as instituições, há um tempo, hoje, modernamente, falam que governar é construir e fortalecer instituições. E o que Lula fez? Comprou uma parte do Congresso Nacional, destruiu as agências reguladoras, destruiu o IBAMA e está agredindo a área de infra-estrutura. Na área de infra-estrutura, as estradas, Deputado Delfim Netto, V.Exa. que éum economista, conhecedor, o patrimônio do povo brasileiro na área de infra-estrutura, no dia de hoje, é menor do que no mês de janeiro da posse de Lula, porque não houve investimento e só houve depreciação acelerada. Quem anda pelas estradas vê que, além de não se construir estradas, as estradas estão acabadas. Já não dá para conservar, tem que construir estrada nova. Então, o que Lula fez? Não investiu, não construiu estruturas, não implantou programas sociais e apenas continua mantendo de forma equivocada e de forma mal-ajambrada, mal-arrumada um programa que todos os economistas lúcidos percebem que tem que ser mudado.
Ao fim do Governo Lula, nada vai restar, nada vai restar para comemorar, e ainda vêm dizer que as Oposições querem golpe. Não admitimos golpes. Mais uma vez quero me referir ao Líder do Governo: se alguém, Deputado Arlindo Chinaglia, algum dia, quiser dar um golpe contra Lula, ligue para minha casa, a qualquer hora, que eu vou para o Palácio defender este Governo que deve ser cumprido até o último dia. É claro que épreciso investigar os casos de corrução. Acredito que eles não chegarão ao Presidente, mas continuam no Palácio do Planalto, continuam no 4º andar.
Meus amigos, particularmente quero dar as boas-vindas ao Deputado José Dirceu e convidá-lo para debater o Brasil e para investigar todo o mundo. Nenhum Deputado, nem eu e nem V.Exa. pode ter nenhum acanhamento e nem nenhuma condenação por ser investigado. Eu já fui investigado e não me envergonho disso. Certamente V.Exa. vai ter a oportunidade de provar a sua inocência.
Vamos investigar, vamos discutir o Brasil e vamos provar que o Governo Lula teve um grande programa: investimento zero, progresso zero, Brasil esquecido, Brasil atrasado, abandonado. E o PT? O diagnóstico é dado por Fernando Gabeira: o PT acabou na opinião pública. Só um novo para começar de novo.
Muito obrigado.”
( da redação com informações da taquigrafia da Câmara dos Deputados)