Piauí.
Coordenador adjunto da Bancada do Nordeste recebe Comissão da Contag; Trabalhadores rurais fazem marcha em Brasília.
(Brasília-DF,02/06/2005) O deputado Júlio César (PFL-PI), coordenador adjunto da Bancada do Nordeste, recebeu em seu gabinete uma comissão da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI). O grupo está reinvindicando aos senadores e deputados federais apoio em defesa de uma ampla reforma agrária, como instrumento para a construção de um desenvolvimento rural sustentável e solidário e, em especial, solicitando as assinaturas dos parlamentares pela aprovação de vários projetos.
O movimento é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e soma 27 Federações e 4.103 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representando cerca de 25 milhões de trabalhadores do campo. O secretário da FETAG-PI, José Valdinar da Silva, repassou ao deputado Júlio César a pauta de reinvindicações e ganhou o total apoio do parlamentar em torno da causa.
Na pauta eles pedem a imediata aprovação da proposição que será apresentada pelo Executivo. Ela estabelece a suplementação orçamentária para a reforma agrária ainda no ano de 2005. Os trabalhadores rurais também querem a aprovação de legislação que defina as regras permanentes que assegurem a participação dos assalariados e assalariadas rurais e segurados especiais no Regime Geral da Previdência Social.
“Neste sentido a CONTAG (Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura) tem propostas iniciais apresentadas no projeto de Lei 6548/2002, respaldado por mais de 1 milhão de assinaturas”, declara José Valdinar da Silva.
Outros pontos reinvindicados são a aprovação do Projeto de Lei 5016/2005 e da Pec 438-A/2001 que preveêm sanções penais e civis para quem pratica trabalho escravo e também de campanha junto aos parlamentares para que destinem 10% dos recursos de reforma agrária e de agricultura familiar a seus estados.
( da redaçâo com informações de assessoria)