Lula no Nordeste
A Paraíba terá a sede do Instituto Nacional do Semi-Árido, INSA.
(Brasília-DF) A criação e instalação do Instituto Nacional do Semi-Árido, em Campina Grande (PB), que vai beneficiar 22 milhões de brasileiros, foi uma das ações que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou para a Paraíba, hoje, onde cumpriu agenda. Além dessa iniciativa na área de Ciência e Tecnologia, o estado receberá R$ 130 milhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para saneamento básico em vários municípios, segundo garantiu o ministro das Cidades, Olívio Dutra. O ministro Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, tinha anunciado na última reunião da Bancada do Nordeste, na semana passada, que o presidente Lula só anunciaria o INSA na primeira quinzena de novembro. Existe no orçamento, hoje, a previsão de R$ 5 milhões para o Instituto.
MINISTROS - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que também faz parte da comitiva ministerial que acompanha Lula nesta viagem, ressaltou a necessidade de ser aprovado o projeto de revitalização do rio São Francisco, que vai beneficiar os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
De acordo com o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, o Programa Primeiro Emprego será ampliado para todas as capitais brasileiras. Segundo o ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, serão implantadas novas mini-usinas para incentivar o consumo de leite de cabra na região, que vai atender emergencialmente 40 municípios paraibanos que estão em situação de calamidade pública. Graziano informou que a intenção é ampliar o consumo de leite de cabra dos atuais 20 mil litros para 120 mil.
Veja a íntegra da matéria publicada nas páginas “notícias nordestinas” da agência Politicareal em que o ministro da C&T fala sobre o INSA. A matéria foi publica no dia
( Redação com Agência Brasil)