O virtual e o real! <P>
As pautas da Câmara e do Senado estão trancadas esperando decisões dos senhores parlamentares sobre assuntos cardiais da vida nacional.
Nos principais palácios do poder nacional se tem grande expectativa sobre as decisões das duas casas e sobre o que fará o Governo Federal em seguida a essa decisões fará. O mercado financeiro está em grande expectativa, também. Nesta semana, a Confederação Nacional dos Transportes junto com a Sensus deverá divulgar mais uma de suas pesquisas que deverá abordar temas de peso como o aumento de vagas nos câmaras municipais face iniciativa do congresso após decisão do TSE ou sobre o caso dos ?Vampiros? na Saúde, além, claro, em medir o desempenho do presidente Lula e o tal índice da satisfação nacional.
Ontem, estava definido, e a coluna foi fechada antes, que seria dado a conhecer o relatório do senador Garibaldi Alves(PMDB-RN) sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, para 2.005. Sem a votação dessa lei, que sem seguida vai a discussão o Congresso não vai para o recesso. A lei de falências, assunto ? daqueles? que foi relatado no Senado pelo ex-presidente da CNI, Fernando Bezerra(PTB-RN), também vice-líder do Governo, também deverá ter uma decisão.
O mercado estava ?intenso? na expectativa desses três assuntos: salário mínimo, LDO e lei de falências. É impressionante como nós da imprensa somos pautados pelos interesses do mercado financeiro, uma turma que vive de ?rattings? e se baseia muito mais em ?hedges? que em custos reais. È o mundo virtual se sobrepondo ao real. Há informações de que os novos tuchaus da poderosa FIESP deverão se movimentar no sentido de que em futuro breve assuntos da economia real se sobreponham aos do mundo virtual, da turma do mercado financeiro.
Esse movimento deverá chamar atenção dos líderes empresariais nordestinos pois quem manda na CNI há anos são nordestinos e eles não vão perder esse bonde que a paulistada quer lotar de gente sábia. É bom destacar que a turma que promete tomar de conta da FIESP conta com importantes empresários que atuam forte no Nordeste. Bem, a semana promete Seu!
Bom dia, nordestinos e nordestinados.
PONTUANDO
A turma do biodiesel está contando que depois que se desbloquear a pauta da Câmara eles vão colocar o projeto de marco regulatório do setor discussão e votação. Os líderes partidários já teriam assinado o que deveriam.
A semana vai ser para renovar a luta do deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) para levar adiante sua proposta de recriação da Sudene. A proposta está ligada, ligadíssima, a MP do Cofins que está trancando a pauta da Câmara e só poderá ser votada depois da votação da MP do Mínimo. Vai ter que pedir para Bonfim apressar os meninos e meninas.
Estranho como o Amapá anda chamando líderes e assuntos nordestinos, especialmente nesses dias. Na semana passada, José Sarney viajou às pressas para lá. O presidente do STJ, Nélson Jobim, esteve lá. Os especialistas em Centros Vocacionais, a turma do biodiesel do Ceará também passou ontem e passará hoje por lá.
Nota de Rodapé: Até amanhã!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]