31 de julho de 2025

Sobre responsabilidades e burrices<P>

Publicado em
Quem pensava em calmaria na semana que vem acabou com os burricos no lamaçal!

O salário mínimo de R$ 260,00 foi para o beleléu na votação do Senado e por incrível que ainda possa parecer ainda seguirá de volta para a Câmara com promessa de mudança certa. Ontem, no início da tarde o deputado João Paulo, presidente da Câmara, teve um encontro longo e reservado com o presidente do Senado, José Sarney. Só se fala em Brasília da possibilidade dos dois voltarem a trabalhar juntos com vista a agradar o Governo para conseguir retomar seus objetivos de 40 dias atrás. Bem, para bom entender meia palavra basta, porém não resta dúvida que ao Governo não interessa ver o presidente Lula tendo que vetar um salário de 275 reais já no início da campanha eleitoral nos municípios.

Vamos por partes.

Na Câmara, quando da primeira votação, pouco mais de 50% da bancada nordestina votou com o Governo ? a vitória só não foi de lavada, como se diz poraí, pois os carlistas tiraram o time de campo. Tudo indica que eles voltaram a ficar contra até por a proposta que venceu nessa quinta era de outro baiano e candidato a prefeito de Salvador, senador César Borges. No Senado, na votação de quinta dos 27 senadores da região, 19 votaram contra o Governo sendo que dois faltaram, como foi o caso de Maria do Carmo(PFL-SE) e João Alberto(PMDB-MA).

Não resta dúvida que teremos uma construção política que andará a mil rotações, mas o raciocínio de que se os responsáveis senhores senadores, que já foram em grande parte governadores, se prestaram a votar com um mínimo que gerará um tremendo rondo na maioria das prefeituras que votaram neles, porque é que os deputados, que nunca viram isso, governos estaduais, vão ser responsáveis. Bem, dentro do raciocínio governista isso pode ser visto como uma temeridade, pois é bom que se diga que os ganhos de quinze reais não são lá grande coisa. Pois bem, e o raciocínio oposicionista. Se sabe que a turma está exagerando mas que foi que mandou lançar um mínimo em maio quando isso poderia ser em abril?! Ora bolas, quem manda ser incompetente no jogo político!

Semana que vem o bicho vai pegar!

Boa sabatina para todos.

PONTUANDO

Nessa sexta-feira o TST organizou uma conciliação dos metroviários e do pessoal da CBTU. A bronca era nordestina mas não atingiu o povo do Maranhão, Piauí e Ceará

O prefeito Chico Leitoa, de Timon, esteve esta semana em Brasília. Além de assuntos pessoais aproveitou para visitar alguns político. O filho, o deputado Luciano Leitoa, que é sempre muito discreto ocupou espaços. No encontro da juventude nacional que houve por aqui marcou presença no comando de um grupo grande de maranhenses.

Deputado Sebastião Madeira(PSDB-MA) disse que o PSDB vai fazer mais de 7 mil vereadores. Coisas das oposições.

A sexta-feira foi pacata mas Lula e os seus lançaram o plano safra deste e do ano que vem. Deverão ser destinados mais de 30 bilhões para atender essa gente do campo. Bem, a grana vai sais de todo canto garante o Governo. Vamos aguardar para ver no que vai dar.

A bancada do Maranhão deverá ser procurada pela direção da Codevasf. È esperado que a direção da Companhia peça apoio a bancada desse estado como fez com os piauienses. Tudo por conta do aumento da grana para a bacia do Parnaíba.

Nota de Rodapè: Amanhã estou fora, mas na terça a gente volta. Até!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]