31 de julho de 2025

O velho grande problema dos municípios, Seu! <P>

Publicado em
Nesta terça-feira,18, lá na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, deveremos ter um embate entre os municipalistas e os fiscalizadores vindos do executivo federal. Tudo indica que Paulo Ziulkoski, da Confederação Nacional dos Municípios, CNM, e o ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, deverão ir fundo pois o primeiro teria provas de que a CGU estaria vazando informações contra os prefeitos. Pires tem fama de ser honesto até demais, se se pode dizer assim.

Teremos mais fatos em breve, até porque fontes são boas mas vale a pena conferir a reportagem da Agência Politicareal, que banca a informação, porém vamos ao que o Tribunal de Contas nos revelou, recentemente, através da mesma agência.

Segundo a Agência, a partir desses números, os estados nordestinos são os que possuem os administradores mais incompetentes, perseguidos ou ímprobos da Federação. A Bahia , o Maranhão e o Piauí batem todos, de longe. Bahia e Maranhão são notáveis. Estranhamente são os estados que possuem os grupamentos políticos mais sólidos que possuem mais municípios e possuem situações destacada na região.

A Bahia é o estado mais rico. O Maranhão vem sofrendo com as acusações de que seria o mais pobre em renda per capita.

A reunião de ontem, tarde e noite, dos prefeitos das grandes cidades para cobrar mais investimentos federais foi calcado no argumento de que os municípios começaram seus calvários a partir da municipalização. Ora bolas, esse é um argumento perigoso, não só para os grandes mas para os pequenos municípios, que são a maioria das condenações do TCU.

A briga entre os figurões municipalistas interessa a muita gente, logo em ano de eleição municipal. Revela uma série de especulações que ficam ao gosto do freguês. O Nordeste sai perdendo como quê. Falar que o problema seria a municipalização sem recursos tem muito há ver com a incompetência dos municípios e seus moradores em se verem como núcleo de cidania. Não dá para negar que a criação de municípios, sem preparo, foi um problema.

O município deve existir quando tem condições e surre inteiro para tal, não o caminho inverso.

O momento é ruim para a União e para os Estados mas é pior ainda para os municípios onde vivem os desempregados que afligem Lula , onde está a paralização econômica que atordoa os governadores.

Uma pressão sem fim! Até onde?!

Bom dia, gregos e troianos.

PONTUANDO

O senador Sérgio Guerra(PSDB-PE) já é o novo líder da minoria no Senado. O senador Efraim Morais(PFL-PB) se despediu ontem do cargo, na tribuna do Senado. Na Câmara o líder é o pefelista José Thomaz Nonô.

Nesta semana vai ter discussão de reforma universitária tanto na Câmara como no Senado. Na Câmara será instalada a Comissão Especial. No Senado , a discussão será na Comissão de Educação.

Amanhã a gente volta!

Nota de Rodapé: Quem te disse, quem me disse?!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]