O velho grande problema dos municípios, Seu! <P>
Teremos mais fatos em breve, até porque fontes são boas mas vale a pena conferir a reportagem da Agência Politicareal, que banca a informação, porém vamos ao que o Tribunal de Contas nos revelou, recentemente, através da mesma agência.
Segundo a Agência, a partir desses números, os estados nordestinos são os que possuem os administradores mais incompetentes, perseguidos ou ímprobos da Federação. A Bahia , o Maranhão e o Piauí batem todos, de longe. Bahia e Maranhão são notáveis. Estranhamente são os estados que possuem os grupamentos políticos mais sólidos que possuem mais municípios e possuem situações destacada na região.
A Bahia é o estado mais rico. O Maranhão vem sofrendo com as acusações de que seria o mais pobre em renda per capita.
A reunião de ontem, tarde e noite, dos prefeitos das grandes cidades para cobrar mais investimentos federais foi calcado no argumento de que os municípios começaram seus calvários a partir da municipalização. Ora bolas, esse é um argumento perigoso, não só para os grandes mas para os pequenos municípios, que são a maioria das condenações do TCU.
A briga entre os figurões municipalistas interessa a muita gente, logo em ano de eleição municipal. Revela uma série de especulações que ficam ao gosto do freguês. O Nordeste sai perdendo como quê. Falar que o problema seria a municipalização sem recursos tem muito há ver com a incompetência dos municípios e seus moradores em se verem como núcleo de cidania. Não dá para negar que a criação de municípios, sem preparo, foi um problema.
O município deve existir quando tem condições e surre inteiro para tal, não o caminho inverso.
O momento é ruim para a União e para os Estados mas é pior ainda para os municípios onde vivem os desempregados que afligem Lula , onde está a paralização econômica que atordoa os governadores.
Uma pressão sem fim! Até onde?!
Bom dia, gregos e troianos.
PONTUANDO
O senador Sérgio Guerra(PSDB-PE) já é o novo líder da minoria no Senado. O senador Efraim Morais(PFL-PB) se despediu ontem do cargo, na tribuna do Senado. Na Câmara o líder é o pefelista José Thomaz Nonô.
Nesta semana vai ter discussão de reforma universitária tanto na Câmara como no Senado. Na Câmara será instalada a Comissão Especial. No Senado , a discussão será na Comissão de Educação.
Amanhã a gente volta!
Nota de Rodapé: Quem te disse, quem me disse?!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]