31 de julho de 2025

Senado

Senado cria Comissão do Desenvolvimento Regional.

Publicado em

( Brasília-DF,05/05/2004) Ação dos senadores cria uma subcomissão para atender a questão regional justo no dia em que, na Câmara, se anuncia um acordo para retomar a recriação da Sudene com recursos carimbados e “blindados” ao contingenciamento.  A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira ,5, parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) favorável a projeto de resolução de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) que altera o regimento interno do Senado criando a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

 

A CDR passará a ser uma das comissões permanentes da Casa. Deliberará sobre as matérias pertinentes ao tema, como proposições, políticas, planos, agências e organismos que tratem do desenvolvimento regional. O projeto também determina que a comissão se reunirá às 14h das quintas-feiras. A matéria agora aguarda deliberação da Mesa do Senado.

 

Os senadores Edison Lobão (PFL-MA), Tião Viana (PT-AC), Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO) elogiaram o mérito da iniciativa, cumprimentaram autor e relator e destacaram a importância de o Senado pensar e debater seriamente sobre as desigualdades regionais. O autor da matéria, senador Antonio Carlos Magalhães, afirmou que este é um dos projetos mais importantes que o Senado poderá votar em benefício do país.

 

 

A CCJ também aprovou parecer do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), referente a requerimento do senador Hélio Costa (PMDB-MG), pedindo à Secretaria da Receita Federal informações sobre montantes arrecadados pelas instituições financeiras bancárias entre 2002 e 2003 a título de imposto de renda e proventos de qualquer natureza. Quintanilha considerou que o pedido não se enquadra nas competências da CCJ e por isso determinou que o requerimento seja examinado pela Mesa do Senado. O senador Tião Viana (PT-AC) pediu vista do projeto de lei do Senado (nº6/2003), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Estatuto do Portador de Deficiência.

 

 

( da redação)