31 de julho de 2025

Unidos até o que o amor se finde!

Publicado em
Neste domingo o PMDB que se auto-chama de ?o Partido do Brasil? realiza sua primeira grande convenção durante o governo Lula. O Partido fará um encontro em que se posta à sociedade, pelo menos até o fechamento desta coluna(?!), como referência de unidade. Bem, não resta dúvida que depois de anos esse partido se apresenta com alguma unidade. Isso é relevante e faz com que alguns observadores mais atentos cravem falas, e expressões, que nos servem como emblemas. ?Lula conseguiu unir o que parecia impossível?. Seria uma falsa verdade ?! ? quem conhece os movimentos nessas bandas sabe que isso não é falso nem verdadeiro. As aparências também acabam virando realidade, em nome de interesses comuns.

Até há pouco tempo se dizia que os partidos mais orgânicos, no Brasil moderno, eram o PT e o PFL. Já se sabe que não é verdade. O PFL está fragmentado, isso ficou institucionalizado na recente eleição da liderança liberal na Câmara. Ao PT parece brincadeira. As divisões existem, agora, dentro de tendências, inclusive dentro da Articulação! Basta ver as declarações de José Genoíno e o emudecimento de Antonio Palocci! Interessante observar que os pretensos orgânicos, o PFL na oposição e o PT no governo, se desmilingüiram. É o que se vê, hoje! O PMDB era o partido que era visto como a cara da divisão, era a frente política que se mantinha unida não se sabia mais porquê, até por que o poder pelo poder não era lá essas coisas. Não é que as coisas mudam!

É verdade que a grande liderança do Partido, junto ao PT,especialmente - o senador José Sarney ainda tem uma reca de afins aboletados em partidos diversos, especialmente o PFL ? ajudando a minguá-lo no corner de adversários do novo partido do poder, o PT. È bom dizer que outros cardeais do Partido continuam com braços noutros partidos, como Renan Calheiros e o PC do B. Bem, essa convenção é marcante para o Partido. È esperada a ida de gente de outros partidos à Convenção, que podem ir ao encontro dos novos queridinhos da nação e do poder. Tudo isso é significativo. È importante salientar que essa aparência de união se dá sob um novo poder, de imaginada reforma. Na época do PSDB, com FH, é bom lembrar que o PMDB sofreu intenso desgaste ? foram anos de parceria menor. Costuma-se dizer que a última briga é sempre a mais lembrada. O PMDB é que frutificou o PSDB num nascimento doloroso, no centro do poder econômico e político do país, São Paulo.

É sempre bom dar descontos quando se fala de partidarismo, no Brasil, ainda com o rescaldo do modelo saído do pós-autoritarismo. O PMDB de hoje é esse aí que vc vai ver nos jornais e nas imagens de tevê de segunda. Quanto tempo vai durar?! Ninguém sabe! Enquanto não mudar o modelo partidário e eleitoral deste país vamos correr o risco de testemunhar novos desminligüamentos, Seu!

Boa semana, a todos.

CERENSEANDO

Bem, e a visita do presidente Lula ao Nordeste, heim!? Haverá novidades até a última hora, viu!

Hoje tudo é uma imensa nota de rodapé! Falta a verdadeira (e)historia.

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]