31 de julho de 2025

Bancada do Piauí

Parlamentares e Governador definem emendas e prioridades orçamentárias.

Publicado em

(Brasília-DF,12/11/2003) Os deputados e senadores da bancada federal piauiense se reuniram ontem, foi a segunda vez este ano. Dessa vez o segundo encontro se deu um ano depois do acordo de emendas ao primeiro orçamento dos governos Lula e Wellington Dias. O governador do Estado veio acompanhado de vários secretários, como do Planejamento e do Ergopi. O presidente da Codevasf, Francisco Guedes, também participou da reunião que foi aberta a imprensa e só gerou alguma polêmica quando o senador Heráclito Fortes(PFL) questionou a definição na destinação das cinco emendas de bancada, colocada a partir de uma proposta do deputado Átila Lira(PSDB, 1);ele pediu que a reunião se reservasse aos parlamentares.   O deputado Átila Lira(PSDB) insistiu que essa definição fosse para o voto.
A reunião foi presidida pelo deputado Mussa Demes(PFL), que também, há anos, coordena a bancada no orçamento. O anfitrião, o deputado Ciro Filho(PFL), quarto secretário da Câmara Federal, pediu aos assessores parlamentares e a reportagem da Politicareal saíssem da sala, atendendo a solicitação do Senador. Pela proposta do deputado Átila Lira restariam das cinco emendas remanescentes - das previsíveis 18 emendas, visto que pelo fato da bancada piauiense ter menos de 18 parlamentares não terá direito a mais três emendas que seriam destinadas aos senadores -, duas ficariam para o Governo do Estado e as outras três a serem definidas, sendo um para a prefeitura de Teresina e as outras duas para segurança e saúde. O senador Heráclito Fortes, que chegou atrasado alegando que a sessão no plenário do Senado ainda não tinha terminado( naquele momento a tevê do gabinete da quarta secretaria mostrava a senadora Heloísa Helena chorando no plenário), reclamou que a reunião fosse aberta mas já que estava assim, se fizesse a reunião nessa quarta, porém o coordenador Mussa Demes e o deputado Marcelo Castro(PMDB) pediram que se resolvesse logo a questão ,ali, naquele momento. Lira, que foi quem formulou a proposta para que as emendas remanescentes fossem ao voto, visto que cada parlamentar, dos 13, já tinha definido a sua emenda de bancada preferida – desejava que de forma aberta se fizesse a escolha das emendas.  O encontro que estava marcado para às 19hs só começou, com a presença do governador Wellington Dias(PT),às 19hs 30. Às 21 hs 20 a  imprensa foi retirada da sala.  O senador Mão Santa foi o último a chegar e fez questão de sentar ao lado do governador Wellington Dias. Esse era o primeiro encontro de ambos depois que o Planalto decidira retirar os cargos federais indicados pelo senador peemedebista. 
A reunião foi interrompida pela chegada do líder do PFL, na Câmara, deputado José Carlos Aleluia(BA) - anunciada previamente pelo deputado Mussa Demes –, que chegou acompanhado de vice-líderes, deputados Rodrigo Maia(PFL-RJ) e Machado(PFL-SE), para comunicar que o PFL teria ficado com a sub-realtoria de Integração , do OGU 2.004, e que o escolhido tinha sido o deputado titular do Partido na Comissão Mista de Orçamento, na cota do Piauí. Neste momento o deputado Mussa Demes interrompe e informa que o deputado seria o deputado Júlio César Lima. Júlio será sub-relator de Integração Nacional que junto com o sub-relatoria de infraestrutura são muito cobiçadas pelos parlamentares, especialmente os nordestinos. Os líderes pefelistas logo saíram da reunião, que seguiu até que fosse feita o intervalo pedido pelo senador Heráclito. O deputado Mussa Demes pediu que todos os deputados e senadores assinassem a ata ainda na quarta, por todo o dia, para que ele, coordenador, pudesse retirar a senha que a bancada terá direito encaminhando as emendas até sexta-feira. O deputado Júlio César, logo após a comunicação dada pela liderança do PFL, recebeu o compromisso do governador Wellinton Dias no sentido de todos agirem em conjunto para convencer o relator geral Jorge Bittar(PT-RJ) a aceitar as solicitações piauienses.
EMENDAS – A reunião contou com todos os deputados e senadores da bancada. Inicialmente, o governador Wellington Dias tinha informado que a reunião com a bancada seria na manhã dessa quarta-feira.  Ao contrário de muitas bancadas, os parlamentares piauienses têm direito, cada uma, a uma emenda de bancada que normalmente é orçada em R$ 30 milhões. Os parlamentares, antes da polêmica das cinco emendas, decidiram quais seriam as emendas de cada um. Segue as emendas de cada deputado e senador por ordem alfabética:

Àtila Lira........................Infra-estrutura de municípios(semdiferenciação/população(cod.40) 

Afonso Gil Castelo Branco............................Saúde(pronto socorro de THE(cod.40)

Antonio Moraes Souza...................................M. Cidades-habitações(cód.99)

B. Sá...............................................................Ministério da Integração, Marruá(co.30)

Ciro Filho........................................................Dnocs(cód.30)

Júlio César......................................................A definir

Marcelo Castro................................................Funasa, água(cód. 40)

Paes Landim....................................................Funasa, saneamento básico(cód.99)

Simplício Mário...............................................Saúde

Mussa Demes...................................................Áreas Subnormais-“rachadinha”(cód.40)


Alberto Silva.....................................................Infra-estrutura hídrica-codevasf(cód.40)

Mão Santa.........................................................M Cidades - infra-urbana – (cód.40)

Heráclito Fortes................................................. Áreas Subnormais-“rachadinha”(cód.40).

( por Genésio Araújo Junior)