Codesvasf
Codevasf ajuda no Fome Zero e na qualificação pesqueira
(Brasília-DF,14/08/2003) O Presidente da Codevasf, Francisco Guedes, disse na reunião da Bancada do Nordeste, dessa quinta-feira,14, que está trabalhando na montagem de parcerias estratégicas para mobilizar a questão da pesca e da aquicultura na região do semi-árido e de todo o Nordeste, onde a Companhia atua. Guedes foi uma das autoridades federais convidadas pela Bancada para falar desse setor da economia. Nessa quinta-feira, os parlamentares nordestinos receberam o secretário de Aquicultiura e Pesca, ministro José Fristch, o presidente da Codevasf, Francisco Guedes e o diretor de aquicultura e pesca do DNOCS, Pedro Aymard de Mesquita.
Guedes aproveitou para informar aos parlamentares que a Companhia terá equipe de 8 assessores que iram atuar no dia-a-dia com os deputados e senadores, visto que a nova formatação , de agência de desenvolvimento, exige uma nova relação com o Legislativo.
Ele disse, também, que já trabalha com afinco no setor pois a piscicultura é prioridade para a Companhia – foram definidas 12, ao todo. Ele informou que está se iniciando a construção de um grande centro de referência de aquicultura no Vale do Parnaíba – que será em Parnaíba, além do que já existe na foz do São Francisco. Informou, ainda, que já trabalha em convênio com a Secretaria de Aquicultura e o Ministério de Segurança Alimentar, o Mesa, para a utilização da polpa do pescado na merenda escolar – essa iniciativa piloto já está pronta para ser aplicada em cinco cidades do Vale do Parnaíba e mais cinco cidades no Vale do São Francisco, nos próximos 3 meses.
ENSINANDO A PESCAR – O deputado João Leão(PP-Ba), também presidente da Frente Municipalista Parlamentar da Câmara Federal, disse que as instituições envoltas com a pesca e a aquicultura devem ter a “ má intenção’ de realizar e não ficar só nas boas intenções. Leão lembrou que a geração de renda no setor da pesca em torno da bacia do São Francisco ainda deixa a desejar lembrando que o produtor ganha alguma coisa mas as associações que se montam em volta do rio nada ganham. Ele lembrou que o Governo poderia ajudar na comercialização, nos alevinos e na preparação do pescador para o período do defeso. Guedes disse que a Codevasf já possui 12 estações de tanque-rede no São Francisco que são usados para capacitação dos pescadores na criação intensiva. Guedes disse que já estaria pronto para entrar no PPA a instalação de mais 50 estações de tanque- rede voltadas para a capacitação, serão tanto no Vale do São Francisco como do Vale do Parnaíba.
( Agência Politicareal)