Bancada do Nordeste
Parlamentares querem emendas regionais para estradas e Dnocs.
(Brasília 21 de Março de 2003) Durante o caféencontro dessa manhã o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Roberto Pessoa(PLCE), informou que já existiria um certo consenso para a definição das duas emendas regionais que já podem ser oferecidas ao relatório preliminar da proposta de Orçamento Geral da União , 2.004, do deputado Jorge Bittar(PTRJ), que depois de meses de paralização voltou a tramitar na Comissão Mista de Orçamento.. Pessoa sugeriu aos parlamentares, presentes ao café que recebeu o doutor Francisco Ramirez, diretor geral do Instituto do Coração, Incor, que veio expor as possibilidade de montar convênios com hospitais na região – duas emendas que teriam, na visão dele, condições de unir a Bancada. Seria uma emenda para as estradas e uma outra genérica para ser conferida ao Dnocs.
Teve gente que perguntou: por que não a Codevasf ? Então se argumentou que ela não atuaria em todos os estados da Região, e que no caso do Dnocs seria diferente, pois atuaria em todos, disse Pessoa. O coordenador da bancada afirmou que essa sugestão posta por ele, logo na abertura dos trabalhos do cafénordestino, como gosta de se referir a coordenação, veio a partir de uma discussão junto aos coordenadores adjuntos das bancadas. O deputado Marcelo Castro(PMDBPI), coordenadoradjunto, pediu a palavra e argumentou que verificava problemas na escolha do Dnocs, como beneficiado dessa possível emenda regional, pois a bancada baiana, normalmente, não gosta de destacar recursos para o Departamento visto que se popularizou afirmar que essa instituição sempre se voltou mais para o Ceará. Ele lembrou que além da Bahia poderia haver problemas com a bancada do Maranhão até por que aquele estado se vale da Codevasf e não do Dnocs. Pessoa argumentou que já tinha tido um encontro com vários parlamentares baianos e que o diretorgeral do departamento, Ariosto Holanda, estaria agendando um encontro com a bancada daquele estado com vista a aparar, de vez, as arrestas que possam existir. Noutros momentos, noutras legislaturas, foi motivo de verdadeira briga entre os parlamentares, especialmente baianos, a destinação de recursos para o Dnocs, como emenda regional..
Na questão das estradas, mesmo com o pouco número de parlamentares presentes, visto que, reconhecido pelo coordenador Pessoa, a semana na Câmara não teve votações importantes o que fez com que muitos deputados voltassem mais cedo para seus estados, ainda na noite de quarta – nenhum dos presentes colocou qualquer obstáculo em se acordar com uma emenda regional para estradas federais na região. Pessoa informou que na próxima terça começa a contar o prazo para encaminhamento de emendas regionais.
PADRE CÍCERO – O deputado Pe Zé Linhares(PPCE) foi encarregado de entregar a imagem do Padre Cícero( símbolo da Bancada), além de fazer a saudação, ao diretor geral do Incor, Francisco Ramirez. Vários deputados paulistas e mineiros, visto que o norte de Minas, com sua representação, são convidados honorários dos cafésnordestino de todas as quintas estiveram presentes. O deputado Zé de Abreu, presidente do Centro de Tradições Nordestinas,
( por Genésio Araújo Junior)