Precendente perigoso
Presente
Esses mesmos deputados aumentaram em muito o IPVA e o IPTU dos brasilienses, especialmente os das classes mais pobres. A aproveitaram para dar de presente uma isenção de um quarto de milhão do IPTU ao piloto Nelson Piquet, que é o arrendatário do Autódromo de Brasília, onde ganha uma fortuna sem pagar imposto.
Diretor
O ex-deputado João Henrique (PMDB-PI), que foi ministro dos Transportes nos últimos meses do governo de Fernando Henrique Cardoso, é um dos nomes preferidos pelo palácio do Planalto para ocupar uma diretoria da Petrobrás ou da ECT.
Roubado
A maré não parece estar muito boa para os tucanos de Brasília. Ladrões arrombaram a sede do PSDB do Distrito Federal, na asa norte, e levaram dois computadores e uma impressora. Nos CPUs havia arquivos contendo documentos sigilosos.
Explicação
O governo gastou bilhões de dólares para implantar o Sistema de Vigilância Amazônia, o polêmico SIVAM, destinado a garantir a integridade daquela imensa região, alvo da cobiça internacional e do trafico de armas e drogas. Agora precisa explicar como os sofisticados radares não conseguiram detectar a invasão do território brasileiro por helicóptero da força aérea americana, numa operação de salvamento não informada às nossas autoridades. Se eles passam, os traficantes também podem faze-lo.
Mais grana
Centenas de ex-deputados federais e ex-senadores que recebem todos os meses aposentadorias do Congresso Nacional estão ingressando em juízo para conquistar o direito de receber também o décimo terceiro salário.
BEC não
A bancada do Maranhão deverá se junta à do Ceará para tentar impedir a privatização do Banco do Estado do Ceará (BEC). Em troca os nossos parlamentares dariam um reforço à resistência dos timbiras à venda já anunciada do banco estadual deles, o BEM.
Otimismo
O Tribunal Superior Eleitoral está mesmo otimista diante das próximas eleições municipais de 2004. Espera um crescimento enorme no eleitorado brasileiro. Tanto assim que já mandou imprimir 15 milhões de novos formulários de títulos eleitorais para atender à demanda.
Mui amigos
O PMDB é realmente mui amigo do seu líder no Senado, o senador Renam Calheiros, cujo maior sonho é o de ser o próximo presidente daquela casa do Congresso. Prepara. Junto com o PT, uma emenda constitucional para permitir a reeleição de José Sarney, assim como a do presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha.
Rádio Justiça
A Justiça não tem dinheiro para melhorar os seus serviços. Mas o Supremo Tribunal Federal, que já tem uma emissora de televisão, vai gastar uma nota preta na instalação de uma de rádio ? a Rádio Justiça.
Consolo
Haroldo Lima, deputado federal do PCdoB da Bahia não conseguiu a reeleição. Mas já foi devidamente consolado pelo governo do PT. Assume nos próximos dias uma diretoria da Agência Nacional de Petróleo. Aos poucos acabamos chegando aos dez milhões de empregos prometidos pelo presidente durante a campanha eleitoral.
Confraternização
O deputado Eunício Oliveira, líder do PMDB na Câmara, reuniu a nata do jornalismo político de Brasília num almoço de confraternização, na última quinta-feira, no Hotel Nahum. Ele passa o Natal com a família em Lisboa, junto aos sogros Zildinha e embaixador Paes de Andrade.
Tremendo
As autoridades brasileiras esqueceram de mandar um advogado para acompanhar da Itália o julgamento de Salvatore Cacciola, aquele vigarista internacional que quebrou o Banco Marko e se mandou do país com bilhões de dólares, boa parte levados do nosso bolso através da generosidade do PROER, e que está ganhando todas. Aliás ele sendo intimado a se apresentar ao Banco Central para responder ao processo pelo golpe; sob pena de multa de R$ 1 mil por dia. Deve estar tremendo, numa praia italiana, onde vive nababescamente, Mas de frio e não de medo.
rangel cavalcante end