Pena ou prêmio?

Publicado em
o troféu baixaria do Congresso Nacional. Há três dias, aos gritos, no salão verde da Câmara, diante de centenas de pessoas, ele chamou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) de ?vagabunda?.

Natal feliz No próximo mês desembarca no interior do Ceará um Papai Noel Americano, trazendo toneladas de presentes para as crianças pobres de Várzea Alegre, Orós, Pereiro, Cariús e Beberibe, numa iniciativa da Brazilian Mission, a entidade fundada pelos cearenses que vivem em Miami, à frente Kleber Correia e José Salles Filho, da Confiança e da TAM. Os dois estão tentando trazer o Pelé e a Luma de Oljveira. E tem muito mais.

Exaustos Os 24 deputados distritais que compõem a Câmara Legislativa do Distrito Federal devem estar exaustos, à beira da estafa. Nos primeiros dez meses deste ano eles conseguiram aprovar nada menos de três projetos de lei oriundos deles próprios. Comissão do senado fazia melhor

O nome A Ordem dos Advogados do Brasil aprovou a indicação do jurista, professor e jornalista Paulo Bonavides como candidato à sucessão de Rachel de Queiroz na Academia Brasileira de Letras. Sem dúvida é o nome certo para o lugar, honrando o Ceará com sua presença na Casa de Machado de Assis.

Ainda o calote Quem pagou o IPTU em Brasília com um dia de atraso foi onerado com 5%% de multa e juros de mora. Quem atrasou vários anos vai pagar com dispensa de 99%% dessas multas e juros, ou seja, apenas 1%% de acréscimo.

Ausência Foi um sucesso a Feira da Cachaça encerrada em Brasília na semana passada. Mais uma vez faltou visão e os produtores cearenses estiveram ausentes, deixando que os mineiros dominassem 90 por cento da festa, sobrando apenas uma rebarba para gaúchos e goianos.

Não é O relógio Rolex que o ministro José Dirceu ganhou do deputado José Carlos Martinez e será vendido em leilão no próximo dia 18 não é o falso e sim um autêntico com que o parlamentar substituiu o primeiro.

Borracha nova Aproveitando os preços camaradas de fim de ano, o gabinete civil da Presidência da República comprou dez Fiats novinhos por R$ 482 mil.

No listão Na extensa lista dos devedores ao Patrimônio da União consta em vários processos o nome do homem mais rico de Sergipe, o ex-governador e ex-senador Albano Franco. Caso ele não pague a dívida dentro de 30 dias será inscrito no cadastro dos inadimplentes das União e cobrado judicialmente,.

Ficção Esse projeto de criação da uma Universidade Federal do Centro Sul no Ceará não tem chance alguma de vingar. E se for aprovado no Congresso Lula nem precisa vetar, basta desconhecer. Trata-se apenas de uma das milhares de propostas meramente autorizativas, que não obrigam a nada e que jamais criaram coisa alguma.

Patativa O ministério da Cultura aprovou um projeto de Arte Cênica sobre a obra do Patativa do Assaré. Custará R$ 78 mil, obtidos através de doações de empresas.

Candidata Brasília já apresentou a pretensão. Não abre mão de sediar o próximo Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Travestis, que se realizará em 2005. Welton Trindade, presidente do Grupo Restauração, que reúne os GLS no Distrito Federal, já levou a candidatura ao encontro deste ano, em Manaus.

No mole Os dados são assustadores e podem ser indicativos de parte das causas do aumento da violência e da criminalidade em Brasília. Pelo menos 55,5%% dos policiais da capital do país não policiam coisa alguma. Estão em funções administrativas ou em outras que nada têm com as ruas. Só a segurança do governador tem 471 homens, o que corresponde ao efetivo de três das principais cidades satélites do DF.

Não deu Nossas desculpas ao deputado Marcos Cals e ao ministro Marcos Villaça. Não nos foi possível comparecer à solenidade de entrega do titulo de cidadão cearense ao desembargador João de Deus Barros Bringel, nosso colega de turma de 64, em Fortaleza, nem à inauguração do ?Espaço Marcantônio Villaça?, no TCU em Brasília.

Comunicação Cada vez melhor o sistema de comunicação dos senhores deputados federais. A Câmara acaba de comprar 350 aparelhos telefônicos novinhos em folha.

Aos poucos... Aos poucos vai sendo reformado o ensino superior brasileiro. Sancionada, depois de longamente discutida no Congresso Nacional, lei que promove importante mudança na Universidade do Rio de Janeiro: mudou o nome dela para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rangel Cavalcante [email protected] end