As eleições municipais e os poderosos!

Publicado em
As eleições municipais estão começando a movimentar com os interesses da chamada alta cúpula.

O que é que o Piauí, Bahia, Maranhão, Alagoas e São Paulo têm em comum na Esplanada dos Ministérios para os interesses das próximas eleições?!

Bem mais do que pensa o leitor atento, aquele que sabe que São Paulo é a maior cidade nordestina fora da região e que BSB tem uma pá deles, os nordestinos!

Bem, vamos com o que temos. O piauiense João Henrique de Almeida Sousa, que já foi deputado e ministro, para ficar com os destaques - está sendo bancada pelo PMDB, aí imaginemos o Partido como instituição - como o indicado para presidir os Correios, a ECT - uma das maiores empresas do planeta no ramo de distribuição de correspondência. Pois bem, ele estaria no centro de um grande jogo de interesses que tem relação direta com as eleições na principal cidade brasileira, chegando à Presidência da República!

Vamos lá. O senador José Sarney quer porque quer colocar o senador Antonio Carlos Magalhães(PFL-BA), seu velho amigo, no PMDB baiano, mas, para tal ocorrer, seria necessário que o deputado Geddel Vieira Lima(PMDB-BA), tuchau do PMDB por lá, tirasse seu time de campo. Sarney não se entende com Vieira Lima, daí aquele entender que a assunção de João Henrique à ECT seria um fiasco para seus planos de colocar ACM no partido, tudo porque Geddel, imagina o presidente do Senado, ligado a JH, teria um lastro de poder considerável ? uma folga com a força que a tal empresa planetária possui! Bem, a questão evolui mais ainda.

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer, já tem a garantia do resto do Partido que ninguém mais vai se colocar contra a indicação de JH , apesar do líder no Senado, Renan Calheiros(AL), não morrer de amores, pois se fosse colocado outro por lá ele poderia se fortalecer e peitar Temer numa futura eleição para a Presidência do PMDB. È bom lembrar que Calheiros não quer saber de ACM no Partido, como a maioria, mas não crê, segundo fontes, que mesmo com o Geddel enfraquecido o velho líder baiano tenha condições de tomar o PMDB da Bahia, pois o resto da Executiva, lembre-se, não permitiria. O problema continua. Temer tem tudo e um pouco mais para ser o vice de Marta Suplicy na eleição de recondução na cidade de São Paulo, porém, quem conhece a política paulistana, e está atento para um sonho do Super Zé, sabe que a chegada de Temer ao centro das futuras disputas paulistanas e paulistas é fundamental para definir quem será o melhor candidato.

Com Temer insatisfeito a coisa pega.

Bem, tudo indica, pelo que se vem observando nas ações do Presidente Lula ele deverá definir esse imbróglio no carnaval. È...vamos esperar o D.0.U, Seu1

Boa semana para todos.

PONTUANDO

É...., quem foi que disse que Sampa, Maceió, Teresina, São Luís e Salvador não tem nada em comum, heim!?

ex-ministro João Henrique já não é mais senhor de si nesse grande episódio dos interesses políticos deste ano que se projeta para 2.006.

Se o presidente José Sarney vencer essa parada ele terá grandes condições para emplacar o futuro vice na chapa de Lula, porém muita gente e a coluna também crê que mesmo que perca essa parada ele vai continuar poderossíssimo. E não vai ser por ter ACM no bolso, viu!

Sarney continuará poderosíssimo, pois ele tem perto das mãos um presentão para Lula que mesmo a contragosto neste episódio da ECT( se for o caso! ), não deixará de conceder. È a reforma do judiciário com direito a conselho externo e tudo, Seu!

Sarney não vai recuar no comando da operação com o Judiciário, por motivos óbvios. Ele sabe que essa operação, devidamente controlada, lhe dará mais força dentro do PMDB e do Governo e reduzirá o impacto negativo que ainda tem com certos setores da elite paulistana; lhe será dado uma intensa respeitabilidade com os novos juízes - não só com os velhos que colocou em vários postos, desde 89 e 90.

Nota de Rodapé: A semana promete mesmo com o carnaval na ponta, viu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]