• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de julho de 2025 02:25:57
Em Tempo Real
  • 18/07/2025 06h58

    Lula, em pronunciamento de rede sobre tarifaço nas exportações brasileiras, diz que aqueles que apoiam Donald Trump são “traidores da Pátria”

    Veja mais
    Foto: Imagem de Streaming

    Lula fala sobre traidores da pátria

    ( Publicada originalmente às 20 h 43 do dia 17/07/2025) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 18/07/2025) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como já era aguardado, fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-freira,17, tratando, notadamente, do anúncio de um tarifaço, 50% a mais para os produtos brasileiros destinado aos Estados Unidos, que vai começar a valer em 10 de agosto.

    Ele disse que os brasileiros que defendem essas medidas inexplicáveis são traidores da Pátria.

    “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.”, disse.

    Veja a íntegra do texto:

    Minhas amigas e meus amigos,

    Fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto.

    O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos.

    Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional.

    Só uma pátria soberana é capaz de gerar empregos, combater as desigualdades, garantir saúde e educação, promover o desenvolvimento sustentável e criar as oportunidades que as pessoas precisam para crescer na vida.

    Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.

    Minhas amigas e meus amigos, a defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras.

    No Brasil, ninguém — ninguém — está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas.”

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

     


Vídeos
publicidade