• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de maio de 2025 02:46:04
Em Tempo Real
  • 16/05/2025 06h58

    INSS informa que foram registrados mais de 1 milhão pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.

    Veja mais
    Foto: Arquivo Política Real/

    Imagem da sede do INSS, em BSB

    ( Publicada originalmente às 19 h 00 do dia 15/05/2025) 

    (Brasília-DF, 16/05/2025) Nesta quinta-feira, 15,  no final do dia, segundo dia de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social revelou que mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.

    Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico. Outros 17.963 informaram que o desconto foi autorizado.

    São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

    Cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira ,13, sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

    Investigação

    Ao todo, desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para verificar quanto tiveram de desconto. O prazo para solicitar um eventual reembolso é indeterminado.

    As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar uma documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, para comprovar a adesão voluntária do beneficiário aos descontos ou efetuar o recolhimento do dinheiro devido.

    Em caso de pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução na conta do segurado. Essas organizações poderão usar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

    Desde a semana passada, quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".

    ( da redação com informações de assessoria e Ag. Basil. Edição: Política Real)

     


Vídeos
publicidade