- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 28 de abril de 2025 03:23:02
( Publicada originalmente às 18h 58 do dia 23/04/2025)
(Brasília-DF, 24/04/2025) Depois que o Ministério da Previdência disse que iria esperar a Justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta quarta-feira ,23, a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, confirmou a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto.
Stefanutto é um dos investigados da Operação Sem Desconto, que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã de hoje.
Na noite desta quarta-feira foi publicada a exoneração em edição extra do Diário Oficial da União.
A Justiça Federal, mais cedo, já havia determinado o afastamento cautelar de Stefanutto e de outros cinco servidores públicos.
A operação investiga um suposto esquema nacional de cobrança de mensalidades associativas não autorizadas que teria descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Após a deflagração da operação, o governo federal anunciou a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem de aposentados e pensionistas mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)