- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 28 de janeiro de 2025 18:52:24
( Publicada originalmente às 17h 55 do dia 26/01/2025)
Com agencias
(Brasília-DF, 27/01/2025). Após o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, impediu neste domingo ,26, a entrada no país de dois aviões militares americanos que levavam imigrantes colombianos. Citando a situação dos brasileiros que chegaram algemados em Manaus, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu impor uma série de sanções contra o país latino-americano.
Segundo a Casa Branca, o governo colombiano já havia autorizado a entrada das aeronaves que levavam imigrantes neste domingo, mas voltou atrás quando os aviões estavam no ar, o que Trump tomou como uma ameaça à segurança dos EUA.
Pacote de sanções
Em uma postagem na rede social Truth Social, o presidente americano disse que os Estados Unidos aplicarão tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos que entrarem no país — taxa que aumentará para 50% em uma semana.
Trump disse ainda que revogará imediatamente os vistos para funcionários do governo colombiano e "apoiadores" de Petro, e que submeterá os colombianos a um maior escrutínio nos aeroportos.
Já a embaixada americana na Colômbia informou que vai suspender o processamento de novos vistos de colombianos interessados em viajar para os EUA.
"Essas medidas são apenas o começo. Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e ao retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!" escreveu Trump
( da redação com informações da BBC e DW. Edição: Política Real)