• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 27 de janeiro de 2025 09:38:26
Em Tempo Real
  • 02/01/2025 06h50

    Eduardo Paes assume quarto mandato na cidade do Rio, vira recordista e diz que vai oferta Ozempic genérico no combate a obesidade

    Veja mais
    Foto: Renan Olaz/CMRJ

    Eduardo Paes fala na posse de seu 4º mandato

    Publicada originalmente às 15h  10 do dia 01/01/2025) 

    (Brasília-DF, 02/01/2024) No início da tarde desta segunda-feira, 1º de janeiro, o prefeito reeleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes(PSD), assumiu sei quarto mandato à frente da capital carioca e se torna o que teve mais mandato à frente daquela municipalidade e também é, no momento, o recordista de mandatos à frente de capitais no Brasil.   A cerimônia se deu no Plenário do Palácio Pedro Ernesto e foi presidida pelo vereador Carlo Caiado (PSD), reeleito presidente da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. Chamou atenção, entre as promessas para o novo mandato, o combate a obesidade com a oferta do Ozempic,genérico

    Eduardo Paes e Eduardo Cavaliere tomaram posse como prefeito e vice-prefeito do Rio de Janeiro, respectivamente. Ambos vão comandar a cidade pelos próximos quatro anos, administrando um orçamento estimado em R$ 46,9 bilhões, como aprovado pela Câmara do Rio.

    O prefeito Eduardo Paes lembrou que as principais conquistas de sua última gestão foram fruto da união e produção de consensos.

    “Nada do que fizemos seria possível sem o trabalho incansável dos vereadores, sob a liderança do presidente Carlo Caiado. Ele conduziu as discussões na Câmara do Rio sempre visando o interesse público e a urgência das demandas da população. Desde a aprovação do Plano Diretor até a viabilização dos investimentos e melhorias no BRT, contamos com a compreensão e contribuições dos nossos parlamentares”, enfatizou Paes.

    A chapa vencedora foi eleita com 60,47% dos votos válidos (1.861.856 milhões de votos), portanto, no 1º turno. Este será o quarto mandato de Paes como prefeito do município, superando a marca de Cesar Maia, que comandou a cidade três vezes, entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2008.

    Promessa

    Paes prometeu que políticas públicas exitosas da última gestão serão mantidas, mas que novidades serão implementadas tendo em vista a sustentabilidade da cidade a longo prazo e seu desenvolvimento de forma estruturada, inclusiva e eficiente.

    “Agora, vamos fazer com as linhas regulares a mesma revolução que fizemos com o BRT. Vamos renovar, ampliar e eletrificar a frota. Além disso, daremos início à transição do BRT para o VLT, a partir da Transcarioca e da Transoeste. Também vamos criar o BRT Metropolitano, com o objetivo de integrar o transporte intermunicipal ao BRT, a partir dos terminais ao longo da Avenida Brasil e de sua conexão com os municípios da região metropolitana do estado”, adiantou o prefeito.

    Em relação à saúde municipal, Paes revelou algumas das prioridades deste mandato. “Agora, vamos criar dois novos Super Centros, um na Zona Oeste e outro na Zona Norte. Estamos assumindo os hospitais federais do Andaraí e o Cardoso Fontes, que precisam voltar a atender a população com humanidade e dignidade. Também vamos criar um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento.”

    Paes disse que a segurança pública deverá ser tema do primeiro projeto que a prefeitura vai enviar para a Câmara do Rio. “Vamos buscar assumir mais responsabilidades com a missão de apoiar o estado no combate ao crime e à violência, sempre assumindo as nossas responsabilidades. É com esse objetivo que nós determinamos hoje a criação de um grupo de trabalho para instituir a Força Municipal de Segurança do Rio de Janeiro. Será uma força armada de atuação integrada e complementar às polícias, voltada para uma política de segurança de proximidade, prevenção e vigilância, distribuída em áreas de alta circulação.”

    Paes ainda acrescentou que novas intervenções urbanísticas estão planejadas, como o Mercado Municipal do Porto e a derrubada do Viaduto 31 de Março para criação do Boulevard do Samba.

    Eduardo Paes é natural do Rio de Janeiro (RJ), bacharel em Direito e tem 55 anos. Antes de ser prefeito, foi eleito vereador, em 1996, e deputado federal, em 1998. Em 2001, foi nomeado secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Em 2002, foi reeleito deputado federal. Agora, foi reeleito para prefeito pela coligação É o Rio Seguindo em Frente (Pode/PRD/DC/Agir/Solidariedade/Avante /PSB/PDT/Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PSD).

    Eduardo Cavaliere é advogado e foi eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro, em 2022, com 33.688 votos. A convite de Paes, atuou como secretário de Meio Ambiente entre 2021 e 2022 e secretário da Casa Civil, de 2023 a 2024.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

     


Vídeos
publicidade