- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 04 de janeiro de 2025 22:00:04
( Publicada originalmente às 20h 30 do dia 29/12/2024)
(Brasília-DF, 30/12/2024) Neste domingo, 29, a Fundação Fernando Henrique Cardoso, ligada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou nota lamentando a morte do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, que morreu hoje aos 100 anos.
“Neste conturbado mundo globalizado, líderes como Jimmy Carter fazem falta”, diz o texto.
No documento é lembrado o papel de Carter pelos direitos humanos no Brasil.
“Em 1977, em plena ditadura militar, ele autorizou a divulgação do primeiro relatório sobre Direitos Humanos no Brasil que falava abertamente de perseguição política e tortura”, diz o texto.
O grupo The Elders, que foi cirado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, tinham como participantes Jimmy Carter e o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.
Veja a declaração divulgada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso:
A Fundação FHC lamenta o falecimento de Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz em 2002.
Carter foi um dos grandes defensores da democracia e dos direitos humanos no mundo, em especial na América Latina. Em 1977, em plena ditadura militar, ele autorizou a divulgação do primeiro relatório sobre Direitos Humanos no Brasil que falava abertamente de perseguição política e tortura. Apresentado ao Congresso americano, o documento representou importante mudança em relação à postura, antes leniente, dos EUA sobre os governos autoritários da nossa região.
O compromisso de Carter sempre esteve ligado aos valores fundamentais: liberdade, promoção da paz, democracia, respeito à diversidade e às minorias, entre outros. No segundo volume do livro “Diários da Presidência” (@cialetras), @FHC escreveu sobre uma visita dele ao Brasil, em janeiro de 1997: “Almocei com Jimmy Carter aqui no Alvorada – aliás boa impressão dele e da Rosalynn [Carter]. Falei mais com o Jimmy Carter, uma pessoa lúcida e com ideias generosas, que está lutando por causas, sobretudo a dos direitos humanos. Gostei muito da conversa, ela foi longa.”
Desde o início dos anos 2000, Jimmy Carter e Fernando Henrique Cardoso são membros do @TheElders — grupo criado pelo líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) que trabalha pela paz, justiça, direitos humanos e um planeta sustentável.
Neste conturbado mundo globalizado, líderes como Jimmy Carter fazem falta. A Fundação FHC deixa aqui um abraço aos familiares e amigos.”.
(da redação com informações de X. Edição: Política Real)