• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de dezembro de 2024 13:50:40
Em Tempo Real
  • 10/12/2024 06h34

    PAUTA: Semana, de vocação econômica, começa com relatório da regulamentação de Reforma Tributária e termina com possível votação da LDO

    Veja mais
    Foto: Arquivo Política Real '

    Congresso Nacional terá agenda econômica intensa

    ( Publicada originalmente às 10h 28 do dia 09/12/2024) 

    (Brasília-DF, 10/12/2024). A semana em Brasília, especialmente focada nos assuntos econômicos vai ser intensa.  Vai começar com a entrega do relatório da regulamentação da Reforma Tributária, passa pela votação da LDO e último prazo para Lula sancionar Mercado de Carbono. Veja os destaques da semana:

    * Na 2ª (9) - Relator apresenta parecer do PLP 68 (reforma tributária) na CCJ do Senado;

    * Na 3ª (10) - Frente Parlamentar Empreendedorismo faz almoço com secretário Dário Durigan para análise dos relatórios setoriais da LDO e PLOA 2025

    * Na 3ª (10) - Comissão Mista de Orçamento pode realizar sessão para votar o orçamento e PLNS

    * Na 4ª (11) - Senado pode votar: PLP 68 (Ref. Tributária) e os PLS das eólicas offshores, Paten e Marco da Inteligência Artificial;

    * Na 4ª (11) -  Câmara pode votar: PLs do Pacote Fiscal do corte de gastos do governo (PL 3394/24, PL 3802/24, PL 4614/24 e PLP 210/24)

    * Na 5ª (12) - Sessão do Congresso Nacional pode votar LDO e o Orçamento de 2025, além de vetos presidenciais e PLNs

    * Na 6ª (13) - Último dia do prazo para o presidente Lula pode sancionar o projeto que Regula o Mercado de Carbono.

    Veja os pontos principais do relatório preliminar ao PLOA 2025:

    Despesas obrigatórias

    As despesas primárias obrigatórias representam a maior parte dos orçamentos fiscal e da seguridade social, com participação de 66,8%. Em termos absolutos, essas despesas totalizam R$ 2,7 trilhões, um crescimento de 9,6% em relação à LOA 2024.

    As despesas primárias discricionárias — excluído o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — corresponderam a 4,2% do total. Elas passam de R$ 164,6 bilhões para R$ 169,4 bilhões, um aumento de 3% em relação a 2024. As despesas discricionárias referentes ao PAC registram queda de 1,3%.

    Parâmetros macroeconômicos

    O relatório preliminar apresenta estimativas para parâmetros como variação do produto interno bruto (PIB), expectativa de inflação e taxas de juros e câmbio.

    O texto prevê um crescimento real de 2,64% no PIB, com um valor nominal de R$ 12,382 trilhões. A inflação acumulada para 2025 é estimada em 3,3%, enquanto a taxa a Selic média é de 9,61 ao ano. O dólar médio previsto é de R$ 5,19.

    Política Fiscal

    O projeto da LDO 2025 propõe uma meta de resultado primário do governo central igual a zero, mas admite um intervalo de tolerância entre déficit de R$ 30,97 bilhões (-0,25% do PIB) e superávit de R$ 30,97 bilhões (+0,25% do PIB). O resultado primário do governo central previsto no projeto da LOA 2025 é de déficit de R$ 40,4 bilhões. Mas, excluídos R$ 44,1 bilhões referentes a precatórios, a projeção aponta para um superávit de R$ 3,7 bilhões.

    Renúncia de Receitas

    O relatório preliminar tem um demonstrativo sobre isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. A estimativa é de uma renúncia de R$ 543,7 bilhões em 2025, o que corresponde a 4,39% do PIB. As maiores desonerações se referem a:

    Simples Nacional: R$ 121 bilhões (22,25%);

    agricultura e agroindústria: R$ 83,1 bilhões (15,28%);

    rendimentos isentos e não tributáveis do Imposto de Renda da Pessoa Física: R$ 57 bilhões (10,48%); e

    entidades sem fins lucrativos: R$ 45,5 bilhões (8,38%).

    Limite para despesa

    O Novo Regime Fiscal estabelece um limite global para as despesas primárias. Em 2024, esse teto foi fixado em R$ 2,06 trilhões. Para 2025, a estimativa é de um limite de R$ 2,249 trilhões.

    O total de despesas primárias previsto é de R$ 2,93 trilhões. A diferença (R$ 681,4 bilhões) se refere a despesas não sujeitas ao limite, especialmente as transferências constitucionais (R$ 544,8 bilhões).

    Educação

    Os recursos destinados ao Ministério da Educação (MEC) somam R$ 200,5 bilhões, um aumento de R$ 19,9 bilhões (11%) em relação a 2024. Há mais repasses para áreas como educação básica (acréscimo de R$ 10,8 bilhões); ensino profissional (R$ 0,7 bilhão); e ensino superior e hospitais universitários federais (R$ 2,2 bilhões).

    Saúde

    O montante mínimo de aplicação na saúde em 2025 é de R$ 228 bilhões. O relatório preliminar prevê um valor ligeiramente superior: R$ 228,3 bilhões. Entre as despesas classificadas como ações e serviços públicos de saúde, o texto reserva R$ 19,5 bilhões para o atendimento de emendas individuais e de bancada estadual.

    Pessoal e Previdência

    O relatório preliminar fixa as despesas com pessoal e encargos sociais em R$ 444,7 bilhões. Descontando os R$ 28,5 bilhões pagos pela União como contribuição ao regime próprio de previdência dos servidores púbicos, as despesas primárias com pessoal totalizam R$ 416,2 bilhões. A cifra representa um crescimento de 10,43% sobre o valor de 2024.

    As despesas com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) devem superar R$ 1 trilhão em 2025 — um crescimento nominal de 9,1% em relação a 2024. O valor contempla o reajuste de 6,87% no salário mínimo, aplicado aos benefícios previdenciários que têm paridade com o piso.

    Assistência Social

    O relatório preliminar registra uma dotação de R$ 291,3 bilhões para Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Programa Bolsa Família deve transferir R$ 166,3 bilhões para 20,9 milhões de famílias. A dotação é 1,35% menor que o valor previsto para 2024. As despesas com o Benefício de Prestação Continuada (BCP) devem chegar a R$ 112,9 bilhões em 2025, um acréscimo de 0,4% em relação a 2024.

    Investimentos

    O PIB estimado para 2025 é de R$ 12,382 trilhões, o que impõe um piso de investimentos em R$ 74,3 bilhões. O projeto da LOA, no entanto, prevê R$ 230,2 bilhões para investimentos no próximo ano.

    Emendas

    O relatório prevê uma reserva de R$ 24,67 bilhões para o atendimento de emendas impositivas individuais e de R$ 14,28 bilhões para as impositivas de bancada estadual.

    Para assegurar esses recursos, o relator do Orçamento, senador Angelo Coronel, surge um “corte prévio linear” de 1% nos gastos discricionários do Poder Executivo. O corte vale para despesas correntes, investimentos e inversões financeiras com valor superior a R$ 1 milhão.

    Além do cancelamento nas despesas previstas, o parecer preliminar estabelece tetos diferenciados para os cancelamentos que poderão ser feitos pelos 16 relatores setoriais em suas áreas temáticas com o objetivo de constituir reserva para atendimento das emendas não impositivas apresentadas. De acordo com o relatório, os maiores cancelamentos poderão ser feitos nas áreas de infraestrutura, cidades, saúde e educação.

    Relatório de receitas

    Antes de votar o relatório preliminar, a CMO aprovou o relatório de receitas proposto pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG). A comissão decidiu ampliar em R$ 22,522 bilhões as receitas primárias previstas para 2025 — de R$ 2,907 trilhões para R$ 2,930 trilhões.

    Parte do dinheiro extra é proveniente da arrecadação de tributos pela Receita Federal, como o Imposto de Renda (R$ 40,4 bilhões) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido — CSLL (R$ 30,1 bilhões). O maior aumento nominal se deve, no entanto, ao voto de qualidade do governo no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) — são R$ 65 bilhões previstos.

    ( da redação com assessoria e Agência Senado. Edição: Política Real)

     

     


Vídeos
publicidade