- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 15 de janeiro de 2025 07:17:02
( Publicada originalmenta às 21h00 do dia 10/09/2024)
(Brasília-DF, 11/09/2024) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, 10, em Manaus, já na fase final de sua visita ao Amazonas que está criando uma Autoridade de Emergência Climática.
“Encaminharei ao Congresso uma Medida Provisória criando o estatuto jurídico da Emergência Climática, para acelerar políticas públicas de enfrentamento aos extremos climáticos. Estabeleceremos uma Autoridade Climática e um comitê técnico científico que dê suporte as ações do governo federal.”, disse.
Ele disse que a prioridade é o enfrentamento das queimadas e seca.
"A nossa principal agenda aqui no Amazonas é tratar da questão da seca e das queimadas, que levamos muito a sério. Muitas queimadas durante este período são propositais e ocorrem em propriedades privadas. Estamos enfrentando a maior seca dos últimos 40 anos", disse Lula.
Lula disse que o fogo que atinge o Amazonas é criminoso.
"Esse fogo é criminoso. É gente que está tentando colocar fogo para destruir esse país", disse Lula, lembrando que 85% das propriedades afetadas no Pantanal são privadas, o que reforça a necessidade de uma resposta mais rigorosa às queimadas ilegais.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)