• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 01 de maio de 2024 19:32:54
Em Tempo Real
  • 18/04/2024 06h39

    Alexandre Silveira, em momento de tensão com a Enel, diz que em breve haverá decisões sobre renovação de distribuição de energia

    Veja mais
    - Foto: Ricardo Botelho/MME

    Alexandre Silveira fala em Forum, em BSB

    ( Publicada originalmente às 12h 56 do dia 17/04/2024) 

    (Brasília-DF, 18/04/2024) Na manhã desta quarta-feira, 17, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, em painel do evento Fórum Distribuição de qualidade para inclusão e transição energética, em Brasília (DF), disse, em diálogo com representantes do setor elétrico, que a renovação das concessões de distribuição de energia elétrica será concluída em breve.  A fala se dá em momento que ele já demonstrou toda a sua irritação com a Enel que administra as contas de energia em diversos estados, com destaque para a cidade de São Paulo.

    “É importante destacar a decisão do Tribunal de Contas da União de entregar ao poder concedente, o Ministério de Minas e Energia, a responsabilidade de renovar as concessões de distribuição de energia. A expectativa é que nós possamos enviar nos próximos dias o decreto à Casa Civil, para apreciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Espero que os gestores das distribuidoras possam aprovar seus planos de investimentos”, afirmou.

    O ministro ponderou que é preciso avançar na qualidade do serviço, especialmente com a renovação das concessões.

    “O setor de distribuição é o mais cobrado por estar na ponta e lidar diretamente com a população. É preciso aprimorar a infraestrutura e melhorar os indicadores para que os consumidores sejam bem atendidos. Temos, ainda, um desafio que é a eletrificação da frota, que precisa ser levado em consideração”, complementou.

    O presidente da Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, reconheceu que é necessária uma melhoria constante no serviço prestado.

    “São R$ 32 bilhões em investimentos que o setor tem feito a cada ano. Concordo com o ministro de que precisamos de aprimoramento. Estamos passando por adversidades e eventos climáticos novos. Queremos passar essa segurança ao consumidor de que a qualidade será aprimorada”, afirmou.

    O painel foi mediado pela jornalista e âncora da CBN, Débora Freitas, e também contou com a participação do presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Júnior Ferrari.

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)


Vídeos
publicidade