• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 30 de abril de 2024 10:31:34
Em Tempo Real
  • 12/04/2024 06h38

    Esther Dweck diz que Governo Federal trabalha para dar recomposição salarial a servidores de 19% até 2026

    Veja mais
    Foto: Arquivo Política Real

    Esther Dweck, ministra da Gestão

    ( Publicada originalmente às 15h 00 do dia 11/04/2024) 

    (Brasília-DF, 12/04/2024) Nesta quinta-feira, 11, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou no programa “Bom Dia, Ministra”, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) que o governo federal deverá ofertar até 2026 um aumento do servidores público em 19%.

    Ela destacou que o Governo Federal está avançando nos esforços internos para dar seguimento ao processo de valorização dos servidores, iniciado com o reajuste de 9% a todos os servidores públicos federais ano passado.

    Ela afirmou que o caminho para a recomposição dos rendimentos dos servidores públicos federais envolve essas correções nos valores de benefícios e auxílios pagos aos funcionários públicos. O reajuste do auxílio-alimentação resultaria em ganho de renda de mais de 4,5% para mais de 200 mil servidores ativos, ainda este ano.

    Esther Dweck citou as negociações com os servidores da área de Educação — professores e técnicos. Nesse caso, o governo planeja apresentar contraproposta para o setor sobre a reestruturação de carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação.  “Mas estamos discutindo internamente no governo o espaço orçamentário”, afirmou.

    “É muito importante reforçar o comprometimento do presidente Lula e de todo o governo com todos os servidores públicos. Logo no início do governo, foi reaberta a Mesa Nacional de Negociação Permanente. Já concedemos aumento de 9% linear para todos, ativos e inativos”, afirmou a ministra. Ainda no primeiro ano do governo, os servidores também recebem reajuste de 43,6% no auxílio alimentação – o primeiro em 7 anos. Logo após a retomada da Mesa Nacional, foram implantadas mesas setoriais, em processo de diálogo constante e ininterrupto.

    A ministra da Gestão lembrou que o governo chegou a propor novos reajustes de 4,5% em 2025 e de outros 4,5% em 2026 que, somados aos 9% já concedidos, representariam recomposição salarial de 19% (o que ficaria acima da inflação projetada para o período). A oferta dos dois reajustes de 4,5% para os próximos anos foi rejeitada pelos servidores e, diante disso, o governo está buscando alternativas para promover o aumento dos vencimentos dos funcionários públicos.

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     

     

     

     

     


Vídeos
publicidade