• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de novembro de 2024 02:49:37
Em Tempo Real
  • 03/04/2024 06h42

    NOVA SENADORA: Janaína Farias assume mandato de senadora falando do orgulho de chegar na casa que completa 200 anos

    Veja mais
    Foto: Waldemir Barreto/ Ag. Senado

    Janaina Farias jura assunção ao mandato

    (. Publicada originalmente às 18h 00 do dia 02/04/2024 )

    (Brasília-DF, 03/04/2024). Numa semana de pouca movimentação política no Congresso Nacional face ao acordo entre os presidentes das Casas e das lideração para não realização de votações chamou atenção no Senado Federal a grande presença da comunidade política do Ceará para a posse de uma senadora.

    A senadora Janaína Farias (PT-CE) substitui a senadora Augusta Brito (PT-CE), que licenciou-se do mandato por 121 dias. Ambas são suplentes do senador, hoje ministro da Educação, Camilo Santana(PT-CE).

    “Que todos nós trabalhemos conjuntamente para desenvolver nosso potencial e melhorar a vida da nossa gente, com mais recursos para quem está na ponta, para quem está nas cidades, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços de áreas essenciais, como educação, saúde e segurança “, disse Janaína Farias.

    Camilo Santana participou da posse no Plenário do Senado. Também estiveram presentes o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, e os ex-senadores Valmir Campelo, Julio Ventura e Chiquinho Feitosa.

    Acompanhada à Mesa do Senado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Teresa Leitão (PT-PE) e Flávio Arns (PSB-PR), a nova senadora Janaína Farias foi empossada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Deputados federais da bancada do Ceará estiveram presentes, como Mauro Benevides Filho(PDT-CE), Luis Gastão(PSD-CE) e Moses Rodrigues(União-Ce)

    “Vossa Excelência assume o Senado nesta quadra histórica muito importante na defesa da democracia e no progresso do Brasil. Certamente contribuirá para as muitas pautas que ainda temos como desafio no Senado Federal. Uma voz feminina, uma voz do Nordeste, uma voz qualificada para poder defender os interesses do Brasil “, afirmou Pacheco.

    Janaína Carla Farias é natural de Crateús (CE), tem 49 anos e é formada em turismo. Ela foi assessora especial de Camilo Santana em seus dois mandatos como governador do Ceará e, no Ministério da Educação, foi secretária de Gestão da Informação e Inovação. Ela foi também secretária de Relações Institucionais do governo cearense e assessora executiva na Secretaria das Cidades daquele estado. 

    “Hoje é mais um dia na rotina desta Casa, que há 200 anos é guardiã da democracia e dos direitos e deveres do povo brasileiro. Mas eu peço licença para me expressar com emoção e, nesta tribuna, me dirigir especialmente a todos aqueles que teceram a história da minha vida e que, comigo aqui hoje, acompanham um dia que, para mim, será eterno e histórico: o dia em que aquela menina, filha do sertão de Crateús, lá no Ceará, neta de trabalhadores, e trabalhadores humildes, filha de uma costureira e de um eletricista, toma posse como senadora da República”,  afirmou Janaína Farias, bastante emocionada e com agradecimentos especiais a sua mãe, presente à cerimônia de posse.

     

    Veja a íntegra do discurso da nova senadora:

     

    Boa tarde, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, senhoras e senhores colegas Senadores e Senadoras, povo brasileiro e, em especial, povo do meu amado Ceará.

     

    Cumprimento aqui o nosso Presidente; cumprimento aqui, com muita honra, o nosso Senador, o Senador mais bem-votado do Brasil, de que a gente tem orgulho, que é o nosso Ministro da Educação, Camilo Santana; a nossa Senadora Augusta Brito, a quem agradeço também pela parceria; o nosso Governador Elmano de Freitas, a quem agradeço pela presença, com muita honra, aqui; a nossa Secretária Onélia Santana, nossa amiga; o nosso Ministro do Superior Tribunal de Justiça Teodoro Silva Santos; a nossa Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Arruda, que é cearense; vários amigos aqui presentes; o nosso ex-Senador, Presidente Pacheco, nosso ex-Senador e ex-Ministro do TCU, mas cearense, que foi Senador por Brasília, Valmir Campelo, também cearense; o nosso amigo Julio Ventura, que também é Senador; o Chiquinho Feitosa, também aqui entre os amigos; queria cumprimentar aqui também os Senadores que me acompanharam, agradecer aqui ao Senador Kajuru, à Senadora Teresa, que me acompanhou aqui, ao Senador Arns, agradecer a todos. Cumprimento a imprensa. E eu sei que hoje a Câmara está sem sessão, mas quero agradecer, porque estão aqui, aos amigos Eunício Oliveira, Luiz Gastão, Moses Rodrigues e Mauro Filho e a vários Deputados Estaduais e, especialmente, à minha família.

     

    Hoje é mais um dia na rotina desta Casa, que, há 200 anos, é guardiã da democracia e dos direitos e deveres do povo brasileiro, mas eu peço licença às senhoras e aos senhores para me expressar com bastante emoção e, nesta tribuna, me dirigir especialmente a todos aqueles que teceram a história da minha vida e que comigo aqui hoje acompanham um dia que, para mim, será eterno e histórico, o dia em que aquela menina filha do sertão de Crateús, lá no Ceará, neta de trabalhadores e trabalhadores humildes, filha de uma costureira e de um eletricista, toma posse como Senadora da República, na suplência de uma das pessoas mais generosas e íntegras que eu tive a honra de encontrar na vida pública: o Senador Camilo Santana.

    A menina simples e cheia de sonhos... (Manifestação de emoção.)

     

    Desculpa, Presidente.

    ... que via a avó cozinhando bolos para vender na madrugada, que acompanhava a mãe virando noites de Natal e Ano-Novo para entregar as encomendas às suas clientes...

    Desculpa, Presidente. (Palmas.)

    Agora embaçou aqui. (Risos.)

    (Intervenção fora do microfone.)

     

    Agora é enxergar com os olhos cheios de lágrimas.

    ... recebo aqui a honra de um mandato no Senado da República para representar o povo brasileiro.

     

    Esta Senadora, senhoras e senhores, que agora vos fala é filha dos sertões e disso sente muito orgulho. Eu carrego no sangue a persistência daquela gente de fibra, determinada, trabalhadora, e é com essa coragem que assumo meu mandato. Como suporte, trago comigo a luta resiliente de uma família que nunca teve medo. O exemplo veio de minha mãe, Dona Helena, incansável - que está aqui entre a gente - ao lado do meu pai, trabalhando pelo nosso sustento.

     

    Minha mãe, quando é que a senhora ia imaginar, aos 74 anos, que hoje estaríamos juntas, eu com o vestido que a senhora, com muito amor, conseguiu fazer, e também com a renda, aqui, do Ceará, renda renascença? Então, mãe, é com muita honra que eu estou aqui vestida com esta sua roupa. Nenhum vestido teria tanto valor, minha mãe, nenhum traje teria tanta riqueza quanto o que carrega o suor de suas mãos. Muito obrigada. (Palmas.)

     

    Traz-me até aqui também o apoio incondicional do meu marido, Flávio, que, há 30 anos, mesmo distante da política, me deu força para que eu alcançasse voos sempre maiores.

     

    Carrego ainda a sorte de contar com pilares que solidificam minha atuação política com felicidade e realização pessoal: o amor dos meus irmãos, das minhas irmãs, dos meus sobrinhos, das minhas sobrinhas, que me são como filhos, e minhas três enteadas, que me deram netos e netas e que me trazem muita felicidade.

     

    Agora, ao me tornar a primeira mulher Senadora da República na história de Crateús, afirmo meu compromisso de lutar pelo Estado do Ceará e pela nossa região, devolvendo com dedicação toda a confiança honrada a mim. Recebo com orgulho a oportunidade que me é dada de direcionar ao povo brasileiro todo o aprendizado conquistado ao longo de minha trajetória profissional, iniciada em 2006, desde quando atuei como assessora da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria das Cidades e do Governo do estado, ao lado do nosso então Secretário Camilo Santana; e depois atuando novamente ao seu lado, por oito anos, ele como Governador, na assessoria especial do seu gabinete, desenvolvendo vários projetos importantes para o nosso Ceará, na área da educação, saúde, vários projetos.

     

    Já em Brasília, desde o ano passado assumi ainda a missão de ser Secretária de Gestão da Informação e Inovação do MEC, do Ministério da Educação. Deixei minha família e vim nesse projeto que eu acredito, hoje chefiado pelo nosso Ministro Camilo Santana.

    Fico grata de ter estado junto à construção de programas tão importantes para a vida das nossas crianças e jovens como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, o Escolas Conectadas e, recentemente, o programa Pé-de-Meia, que é aqui a Casa também aprovou todos os projetos e a gente agradece aqui a todos.

    Minha trajetória é a marca de que todo esse meu caminho de afetos vem pavimentado, com muita força, por um projeto político sólido que me orgulha e que, ao longo dos últimos 15 anos, tem sido a missão da minha vida. Meu trabalho, lado a lado com o nosso Senador e Ministro Camilo Santana, é fonte inesgotável de aprendizado. Em seu percurso como secretário, Deputado Estadual, como Governador do nosso estado por dois mandatos, de onde saiu eleito como o Senador mais bem votado do Brasil, para assumir também o Ministério da Educação, do nosso querido Presidente Luiz Inácio Lula da Silva... A ele venho expressar notória e enorme admiração e gratidão. Sua disposição ao diálogo, sua trajetória de mérito e coragem me são fontes de inspiração e disposição para lutar pelos que mais precisam. E, na pessoa dele, quero estender a minha gratidão pública a todos aqueles que, cada um a seu tempo e a seu modo, vêm construindo o alicerce desse projeto no Ceará e no Brasil, começando pelas mulheres fortes que, com o senhor, sempre tiveram espaço, como a Senadora Augusta Brito, a quem agradeço pelo seu trabalho, pela sua luta também, uma mulher que vem do interior do Ceará, sempre lutando pelo melhor da população.

    E também queria aqui fazer uma homenagem a nossa... Detalhe, o Ministro tem duas mulheres suplentes do PT, a gente fica com muito orgulho.

    Eu queria aqui também fazer um destaque a uma mulher que também admiro muito, que é a nossa Onélia Santana. Trabalhamos oito anos lá no governo do Ceará e sempre foi protagonista nas políticas públicas do estado, em especial na política da primeira infância. Digo isso porque o nosso Ministro sempre valoriza o papel da mulher. No MEC nós temos aqui diversos gestores, presidentes de instituições que são mulheres. Então, muito obrigada.

     

    Queria aqui agradecer ao nosso Governador Elmano de Freitas, um homem de luta e de grande sensibilidade, preocupado em melhorar a vida dos cearenses. Muito obrigada, Governador. Continue com o seu trabalho lindo e maravilhoso.

    Queria aqui também agradecer, que não está presente, ao Senador Cid Gomes, outra referência de homem público.

     

    A vocês e a todos aqueles que nos ouvem neste momento aqui no Plenário, na tribuna, remotamente no Ceará, aos vários amigos Deputados Federais que aqui estão, Deputados Estaduais, Vereadores, Prefeitos e Prefeitas, amigos, reitero meu recado claro: vocês têm aqui uma filha do Ceará, que traz no coração o desejo de mudar a realidade do povo cearense e que irá dedicar cada minuto deste mandato, deste trabalho no Senado a esse projeto consistente para o Ceará e para o Brasil. E também ao projeto do nosso querido Presidente Lula, lutando pelas políticas estruturantes deste Governo, do nosso Ministro Camilo e dos demais ministérios.

     

    O Brasil voltou, e eu seguirei aqui a mais fiel defensora desse projeto de país que prioriza melhores condições de vida para o nosso povo tão sofrido.

     

    E por falar em compromisso, não posso deixar de lembrar que hoje, dia 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Quero, como Parlamentar, dar continuidade ao fortalecimento da educação inclusiva que o Presidente Lula, com o Ministro Camilo, no final do ano, anunciou. Espero, inclusive, contar com a contribuição republicana daqueles que pensam diferente de nós, porque a democracia se constrói também com as divergências. E divergir, no campo das ideias, com respeito ao outro, ajuda no desenvolvimento da nossa nação.

     

    Que todos nós trabalhemos conjuntamente para desenvolver nosso potencial e melhorar a vida da nossa gente, com mais recursos para quem está na ponta, para quem está nas cidades, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços das áreas essenciais, como educação, saúde e segurança.

     

    Recentemente uma amiga que está aqui me disse que quando a mulher que não nasceu em berço esplêndido se move, todas nós nos movemos com ela. E é com essa responsabilidade que chego hoje a esta Casa, Presidente, e me integro como uma das 81 Senadoras e Senadores do Brasil, acompanhada pelos meus, pela minha trajetória pessoal e política, por milhares de mulheres e homens simples, trabalhadores, humildes e fortes, que resistem e sonham com um mundo mais justo e melhor para viver.

    Que esse meu desafio seja propulsor de esperança e de conquista. Eu peço a Deus sabedoria nessa missão. Que ele guie meus passos, que são os passos também de muitos.

    Quero aqui finalizar com um abraço muito especial para minha terra amada, Crateús. E com uma homenagem a meu pai. Ontem, 1º de abril, fez dez anos que ele nos deixou.

    Zé Moraes, onde você estiver, eu sei que o senhor estará orgulhoso desta sua filha, que o senhor tanto amou e inspirou; a filha teimosa, que o senhor sempre encorajou a não desistir, a ser resiliente e a ir além. Onde estiver, um abraço, Zé Moraes. Seu nome segue conosco, e em sua memória, seguirei honrando o meu caminho, com trabalho e dignidade, cada dia da minha vida.

     

    Muito obrigada. (Palmas.)

    (da redação com informações da Agência Senado. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     

     

     

     

     

     


Vídeos
publicidade