31 de julho de 2025
Brasil e Economia

Rodrigo Pacheco manteve efeitos da MP da Reoneração, mas excluiu as prefeituras que tinham anunciado mobilização em Brasília na semana que vem

Veja mais

Publicado em
CNM iria fazer mobilização

( Publicada originalmente às 18 h 00 do dia 01/04/2024) 

(Brasília-DF, 02/04/04/2024) A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne os pequenos municípios, tinha anunciado mais cedo que estava convocando os gestores municipais para virem a Brasília no próximo dia 9, terça-feira, buscar uma  uma solução definitiva para a desoneração da folha de pagamento dos Municípios, mas na decisão anunciada pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco(PSD-MG), também nesta segunda-feira, não prorrogou  a validade de parte da medida provisória editada pelo governo para acabar com a desoneração da folha de pagamentos (MP 1.202/2023). A decisão, na prática, mantém a desoneração da folha para municípios com até 156 mil habitantes, que havia sido revogada pela medida provisória.

Pautas

A expectativa é que a mobilização programada para o dia 9 esteja mantida e tenha início na sede da CNM, a partir das 9 horas. Devem ocorrer agendas também junto ao Executivo, e lideranças partidárias na Câmara e no Senado. Além da desoneração, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2013, que trata do parcelamento especial da previdência e precatórios; a ampliação da Reforma da Previdência, prevista na PEC 38/2023; as OS fora da despesa de pessoal (PLP 98/2023); e os debates em relação à regulamentação da Reforma Tributária.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)