- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 25 de janeiro de 2025 01:20:34
( Publicada originalmente às 17h 48 do dia 16/03/2024)
(Brasília-DF, 18/03/2024) Em dias de mobilização de programas do Governo do Distrito Federal de atendimento social foi executado uma “Dia D de Combate à Dengue”. Neste final de semana foi na cidade satélite de Santa Maia.
Presente ao evento, a vice-governadora Celina Leão lembrou que já houve mais de 300 mil atendimentos de dengue no DF.
“Nós estamos dando o máximo da potência do nosso governo”, declarou. “Quando vocês virem algum bombeiro ou agente de vigilância ambiental, recebam-no com carinho na residência. Ajudem a fiscalizar, denunciem quem está jogando lixo nas ruas. É crime, e tem multa. Vamos vencer essa epidemia juntos. A gente pede que a população não espere para procurar a unidade básica de saúde [UBS], não espere para começar a se hidratar em casa, não dê chance para qualquer tipo de desconforto.”
No Brasil, já estão confirmados 1,684 milhão de casos. A maioria dos casos está em Minas Gerais, mas proporcionalmente o Distrito Federal tem a maior quantidade de casos no Brasil.
Como foi
A população de Santa Maria recebeu a 24ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, realizada nessa sexta ,15, e sábado ,16. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) tem o objetivo de facilitar o acesso dos moradores a atendimentos sociais, médicos, psicológicos, assistenciais, jurídicos e de lazer, de forma gratuita. A estrutura do programa foi montada ao lado da unidade da Agência do Trabalhador de Santa Maria.
Atendimento à comunidade
Participaram representantes de diversos órgãos públicos, como a Defensoria Pública do DF (DPDF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Polícia Civil (PCDF), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e Secretaria de Saúde, entre outros.
“Esta é a sétima edição de 2024 do GDF Mais Perto do Cidadão, e todas com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, pois precisamos solucionar a questão da dengue na capital”, reforçou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “A população de todo o DF precisa estar cada vez mais consciente de que esta é uma luta de todos nós, e a Sejus está aqui, desta vez em Santa Maria, para ajudar.”
O evento disponibilizou exames e consultas médicas, incluindo aferição de pressão e atendimento com dentista, atendimento psicológico e assistência social, corte de cabelo e design de sobrancelha, aplicação de vacina antirrábica e consultas veterinárias, orientações jurídicas, cadastro em políticas públicas e todos os serviços disponíveis no Na Hora e no Procon-DF.
Houve ainda testagem rápida da dengue, além de hidratação intravenosa e informações sobre como se prevenir da doença. Algodão-doce, pipoca, cama elástica e bexigas em formato de animais fizeram a alegria da criançada.
O administrador regional de Santa Maria, Josiel França, também comemorou a ação: “Conseguimos levar mais atendimentos importantes para próximo dos moradores. Durante essas últimas duas semanas, tiramos mais de mil toneladas de inservíveis da cidade, e hoje, junto à Segov [Secretaria de Governo], estaremos com 40 caçambas e dez carregadeiras para limpar a cidade”, assinala.
O programa
O GDF Mais Perto do Cidadão completou um ano em fevereiro ultrapassando a marca de 170 mil atendimentos. A medida foi instaurada por meio do Decreto nº 44.213/2023 em eixos temáticos transversais, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura, Educação e Esporte e Lazer, entre outros.
( da redação com informações da Ag. Brasilia. Edição: Genésio Araújo Jr.)