- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 11 de maio de 2025 17:28:42
( Publicada originalmente às 18h 26 do dia 26/11/2023)
(Brasília-DF, 27/11/2023) A tarde deste domingo, 26, teve uma surpresa diplomática.
A deputada eleita e Chanceler designada pelo governo Milei, Diana Mondino, em Brasília foi recebida no Itamaraty. Em reunião de trabalho, informou rede social X do MRE, com o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores do Brasil aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul-UE.
A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli. No dia 7 de dezembro, o Mercosul e a União Europeia poderão fechar em Bruxelas, na Bélgica, um acordo entre os dois grupos econômicos.
Na ocasião, Diana Mondino entregou convite do Presidente eleito Javier Milei para que o Presidente Lula participe da sua posse, em 10 de dezembro.
Ao final da reunião que mantiveram hoje, os chanceleres Mauro Vieira e Diana Mondino fizeram um balanço do encontro para a imprensa, com destaque para a relação bilateral Brasil-Argentina e o apoio do novo governo argentino à negociação entre o Mercosul e a União Europeia.
Antes, durante a campanha presidencial na Argentina, Javier Milei, se coloca contra o Mercosul, contra o acordo Mercosul União Europeia e contra a Argentina participar do grupo BRICS, que aprovou uma expansão na sua última reunião realizada na África do Sul.
A postura anunciada neste momento pelos indicados do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, é de que o futuro Governo já reavalia o que foi posto durante a campanha presidencial. É sabido que o empresariado argentino tem grande apreço pela relação que a Argentina tem o com Brasil.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr.)