- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 11 de maio de 2025 16:22:40
( Publicada originalmente às 08h 33 do dia 01/05/2023)
(Brasília-DF, 02/05/2023) Manhã com céu aberto na Capital Federal, após uma tarde-noite de chuvas na domingueira!
Feriadão do Dia do Trabalhador. Nada de relevante na Esplanada dos Ministérios. Como marca a data, haverá eventos por conta do dia em todas as capitais e nas mais importantes cidades. A maioria organizados pelas centrais sindicais.
Hoje é Dia de Agrishow, em SP, o evento polêmico deste primeiro dia de maio.
Comitiva de ministros irá a Roraima por conta de ataques aos Yanomamis. O Mundo lembra o dia do Trabalho. Os colorados elegeram o presidente do Paraguai, como de hábito!
O presidente Lula deverá ir aos eventos da centrais em São Paulo!
E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Há 80 anos atrás, em 1º de maio de 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, e esse documento azul chamado carteira de trabalho. Trabalho deixou de ser caso de polícia e virou direito social.
O presidente Lula, ontem, em cadeia de rádio e Tv, disse que o trabalhador é o responsável pela maior riqueza nacional. O presidente quis ser bonzinho. Capital, trabalho e recursos naturais, como a terra, deixaram de ser a fórmula da riqueza, no século 21 a riqueza é de quem tem o conhecimento.
Desde a crise de Dilma em 2015, 40% da força de trabalho está na informalidade. Vivemos a crise do trabalho formal, ou não, desde a robotização das cadeias de produção, agora tem o compartilhamento e trabalho remoto.
O mundo inteligente pediu para darmos um tempo no desenvolvimento da Inteligência Artificial. Quem poderia imaginar que a humanidade, que criou o conhecimento, não sabe o que fazer com ele.
Nesta semana a Câmara pode votar a Lei das Fake News, mais que a liberdade de expressão está em jogo não só regular essa gente que ganha bilhões em cima da gente, mas também taxar as grandes empresas de telecomunicação que estão mexendo com a riqueza e o trabalho no mundo.
Que enrascada estamos metidos, mas, hoje, é do Dia do Trabalhador!
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília
(da redação)