• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 21:29:32
Em Tempo Real
  • 16/09/2021 07h59

    CPI DA PANDEMIA: Senadores, com votos de governistas, aprovam convocação de Ana Cristina Valle; CGU, Wagner Rosário também será convocado

    Veja mais
    Foto: Montagem Política Real

    Ana Cristina Valler e Wagner Rosário vão depor na CPI da Pandemia

    ( Publicada originalmente às 15h 20 do dia 15/09/2021) 

    (Brasília-DF, 16/09/2021) A CPI da Pandemia no Senado aprovou nesta quarta-feira, 15, com apoio de governistas, a convocação da advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro e do controlador geral da República, Wagner Rosário.  A proposta foi defendida pelo senador Randolfe Rodrigues(Rede-AP), vice-presidente do colegiado e teve apoio do senador Eduardo Girão(Podemos-CE), que se coloca como independente mas que habitualmente apoia as proposta governistas.

    “Eu acho, inclusive, Senador Girão, se o senhor me permite, que a gente poderia fazer: Ana Cristina Bolsonaro; Karina Kufa, que tem a ver com o depoimento de hoje; aí poderia vir junto o Danilo Trento, que poderia ser o terceiro depoimento; o Wagner do Rosário; e a gente concluiria com Elcio Franco.”, disse Rodrigues. Girão respondeu categórico: “Perfeito”.

    O senador Omar Aziz(PSD-AM),  presidente da CPI afirmou que o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, tem que explicar à comissão por que não tomou ações para barrar as negociações irregulares conduzidas no Ministério da Saúde. Para Omar Aziz, Wagner Rosário prevaricou — ou seja, como servidor público, deixou de tomar iniciativas que são de sua responsabilidade, se omitindo diante de irregularidades.

    “O que ele tem que explicar não é as operações que ele fez, é a omissão dele em relação ao governo federal. Tem que vir, mas não tem que vir para jogar para a torcida, não. Ele vai jogar aqui é no nosso campo. E Wagner Rosário, que tinha acesso a essas mensagens desde 27 de outubro de 2020, ele é um prevaricador”, declarou Omar, ao pedir que o relator, senador Renan Calheiros(MDB-AL), inserisse a informação no parecer final da CPI.

    Bolsonaro

    O depoente desta quarta-feira, 15, Marconny Faria admitiu que tem “relação de amizade” com Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente da República. O depoente também afirmou conhecer a mãe de Jair Renan, a advogada Ana Cristina Valle. Porém negou que tenha sido apresentado ou que mantenha negócios com outros integrantes da família.

    Marconny afirmou que conheceu Jair Renan Bolsonaro “por amigos em comum logo que ele chegou a Brasília”. O depoente reconheceu ainda que ajudou o filho do presidente a abrir a empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia.

    “Ele [Jair Renan] queria criar uma empresa de influencer. Só apresentei ele para um colega tributarista que poderia auxiliar na abertura dessa empresa”,  disse.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade